EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

03 de julho, de 2019 | 21:00

Circulação do trem de passageiros na EFVM será restabelecida, afirma Vale

Os passageiros que tinham comprado passagem para quarta-feira podem reagendar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem

Wôlmer Ezequiel
Devido à ocupação da linha férrea por manifestantes, a Vale decidiu suspender as viagens de trem de passageiros na quarta-feira (3)Devido à ocupação da linha férrea por manifestantes, a Vale decidiu suspender as viagens de trem de passageiros na quarta-feira (3)

Após um dia de paralisação, a circulação do trem de passageiros da Vale na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) volta ao normal nesta quinta-feira. A informação é da assessoria de Comunicação da Vale.

Em nota enviada ao Diário do Aço, a empresa informou que, neste dia 4, será retomado o transporte de passageiros na EFVM em ambos os sentidos (ES x MG e MG x ES). “A Vale reitera o seu compromisso com a segurança dos passageiros, das suas operações e das comunidades nas quais está presente”, conclui a nota.

Protesto
A circulação do trem de passageiros foi suspensa na quarta-feira em ambos os sentidos devido à ocupação da linha férrea por manifestantes, ainda no dia anterior, em Colatina (ES), conforme nota enviada ao Diário do Aço pela Vale.
Dezenas de pessoas ocuparam a Estrada de Ferro Vitória a Minas, pedindo agilidade nas indenizações a serem pagas em função dos prejuízos sofridos com a catástrofe ambiental da mineradora Samarco, controlada pela Vale, ocorrida em 5 de novembro de 2015, no município de Mariana. "Cabe destacar que as reivindicações dos manifestantes em questão não têm relação com as operações da Vale ou da Estrada de Ferro Vitória a Minas", informou a empresa.

Ainda conforme a nota, o diálogo com as comunidades está sendo conduzido pela Fundação Renova, criada para gerir e executar os programas e ações de reparação e indenização às pessoas afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão da Samarco.

As famílias vítimas do rompimento da barragem de Fundão (Mariana), em 2015, afirmam que na ausência de técnicos independentes para levantamento de dados e fornecimento de informações, o processo de reparação integral encontra-se prejudicado, o que, ainda segundo o movimento, aumenta a vulnerabilidade social das populações atingidas.

Alternativas
Os passageiros que tinham comprado passagem para quarta-feira podem reagendar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem. Para isso, é preciso se dirigir, no prazo de até 30 dias, a qualquer uma das estações localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Mais informações podem ser solicitadas por meio do Alô Ferrovias 0800 285 7000.

Embarque alterado
Devido à movimentação no talude da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, o trecho entre Belo Horizonte e Barão de Cocais tem sido feito de ônibus pelos passageiros de trem da Vale, desde o dia 16 de maio. Ainda não foi divulgada a data para a normalização da viagem nesse trecho.


Já publicado

Com manifestação na linha, viagem de trem é suspensa
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário