03 de julho, de 2019 | 18:00

Sala Mineira do Empreendedor completa um ano de funcionamento

A Sala Mineira cumpre papel de desburocratização e agilização de negócios

Secom-PMI
Uma equipe de Governador Valadares esteve em Ipatinga para conhecer o trabalho desenvolvido pela SMEIUma equipe de Governador Valadares esteve em Ipatinga para conhecer o trabalho desenvolvido pela SMEI

Instalada no andar térreo da prefeitura, a Sala Mineira do Empreendedor de Ipatinga (SMEI) completou um ano de funcionamento. A administração municipal informou que o volume dos serviços prestados tem crescido a cada mês. No ano passado, de junho a dezembro, foram realizados 3.546 atendimentos no local. E em 2019, no primeiro semestre, já foram registrados 4.152 atendimentos, um crescimento de 17% em relação ao ano anterior.

A Sala Mineira cumpre papel de desburocratização e agilização de negócios, sendo um espaço de contato do empreendedor com o poder público para formalização de empresas, obtenção de informações e capacitação para a consolidação de investimentos. A repartição foi inaugurada no ano passado, por meio de parceria firmada pelo município com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na última semana, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Henrique Alves, recebeu servidores da Prefeitura de Governador Valadares que vieram para conhecer o trabalho desenvolvido por Ipatinga. Os serviços oferecidos aos empreendedores locais têm se tornado modelo para muitas cidades, despertando nelas o interesse de buscar maiores informações, apontou o governo ipatinguense.

Entre as funções da SMEI está a agilidade e simplificação dos procedimentos administrativos para a concessão de alvarás de localização e funcionamento, além de licenciamentos ambientais e sanitários.

No processo de desburocratização, destaca o governo municipal, está a ação da SMEI na eliminação da exigência da apresentação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros para a concessão de alvarás de localização e funcionamento de empresas que exerçam atividade de baixo risco e que sejam enquadradas como ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte). Essa ação provocou um crescimento de 25% no número de alvarás concedidos pela prefeitura no período de janeiro a junho de 2019, comparado ao mesmo período de 2018.

Hoje Ipatinga integra o grupo de dez municípios mineiros que participarão do projeto-piloto para implantação do Sistema de Licenciamento Sanitário e Ambiental, desenvolvido pela Jucemg, que promoverá maior agilidade no processo de licenciamento de empresas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Valadares

04 de julho, 2019 | 10:52

“A Sala Mineira cumpre papel de desburocratização e agilização de negócios???? Mentira principalmente aqui em Valadares.”

Envie seu Comentário