02 de julho, de 2019 | 20:00

Minas Gerais inicia campanha para coleta de pneus inservíveis

Em 2018, o registro foi de cerca de 30 mil casos de dengue em Minas, com 12 mortes confirmadas

Reprodução/Portal EBC
Municípios interessados devem entrar em contato com a Reciclanip até o dia 17 de julho   Municípios interessados devem entrar em contato com a Reciclanip até o dia 17 de julho

Pneus que não servem mais para uso têm destinação certa para serem reaproveitados. Por meio de um convênio entre as prefeituras mineiras e a Associação Reciclanip, a partir deste mês, será iniciada uma campanha para a coleta de pneus inservíveis para destinação a empresas trituradoras que reaproveitam esse material na produção dos mais variados produtos.

Além de não serem mais um poluidor do meio ambiente, esses pneus também não vão servir de local para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Só neste ano, até o dia 24 de junho, foram registrados cerca de 424 mil casos prováveis de dengue e 86 mortes confirmadas em todo o estado. Em 2018, o registro foi de cerca de 30 mil casos de dengue em Minas, com 12 mortes confirmadas.

De acordo com a analista ambiental, Luiza Silva Betim, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), essa campanha de mobilização junto às prefeituras tem por objetivo que tanto os municípios já conveniados quanto os que não possuem convênio com a Reciclanip possam solicitar coletas dos pneus inservíveis.

Para isso, os municípios interessados devem entrar em contato com a Reciclanip até o dia 17 de julho, pelo telefone (11) 3165-4430 (Opção 1) ou pelo e-mail [email protected]. “A partir dessa formalização, a associação fará o cadastro da prefeitura e dará orientações necessárias quanto à coleta”, explica Luiza.

No período de 15 a 19 de julho, os municípios conveniados vão receber e armazenar os pneus inservíveis entregues pela população e empresas privadas, como oficinas, borracharias, concessionárias e postos de gasolina. Já no período de 22 a 26 de julho, serão coletados, pela Reciclanip, os pneus arrecadados pelas prefeituras conveniadas.

Destinação

Os pneus inservíveis são coletados e destinados para empresas trituradoras. Depois desse processo, o material é reaproveitado como combustível alternativo nas indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha. Os pneus descartados são recolhidos pelo serviço público ou entregues voluntariamente pela municipalidade, ou por coletas pré-programadas para municípios não conveniados, sempre que necessário.

Pontos de coleta

Para saber onde destinar pneus inservíveis, consumidores e empresas podem localizar o ponto de coleta mais próximo no site www.reciclanip.org.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário