27 de junho, de 2019 | 17:20

Idosos e portadores de necessidades especiais terão gratuidade no estacionamento rotativo, em Ipatinga

A medida foi oficializada por meio do Decreto 9.093/19

Secom-PMI
Decreto do prefeito começa a valer nesta sexta-feira em IpatingaDecreto do prefeito começa a valer nesta sexta-feira em Ipatinga

Por decisão do prefeito Nardyello Rocha, um decreto que garante a gratuidade de tarifa para idosos e portadores de necessidades especiais, em vagas específicas, nas áreas do estacionamento rotativo Zona Azul, em Ipatinga, foi publicado nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do município. De acordo com o Executivo, a decisão – que já é válida a partir desta sexta-feira (28) –, foi tomada em atendimento a pedidos da comunidade e também dos vereadores que compõem a base aliada.

O prefeito ressaltou que, além de populares e os aliados do governo no Legislativo, as demandas foram apresentadas por entidades organizadas como a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI).

A medida foi oficializada por meio do Decreto 9.093/19. O benefício da gratuidade é assegurado para a permanência pelo tempo de até duas horas nas vagas destinadas a esse público específico. Além disso, é preciso que o usuário esteja portando o cartão oficial de identificação no painel dianteiro do veículo.

O prefeito frisou que o estacionamento rotativo implantando em Ipatinga no mês de março é um instrumento legal encontrado pelo governo para organizar o trânsito e o fluxo de vagas de estacionamento nos centros de compras da cidade. Além do Centro e do bairro Horto, ele será expandido também para áreas do Canaã e Cidade Nobre.

“É importante deixar claro que a administração municipal não tem o estacionamento Zona Azul como algo focado em arrecadar. Sendo assim, nós não temos dificuldade nenhuma de fazer ajustes que venham ao encontro de anseios manifestados pela população. Os vereadores da base também se reuniram comigo, inclusive a pastora Márcia Perozini fez uma indicação (assinada por todos os vereadores da base aliada) pedindo que fosse revista a situação de gratuidade para esses dois casos. Então nós nos sensibilizamos e fizemos os estudos técnicos necessários para subsidiar a decisão”, pontuou.

“É importante deixar claro que, para garantir a isenção da tarifa, os idosos e os portadores de necessidades especiais somente podem parar os seus veículos nas vagas que lhes são destinadas. Não pode ser qualquer vaga. Outro detalhe é que a gratuidade do pagamento de tarifa vale somente durante o tempo-limite previsto na Zona Azul, que é de duas horas”, explicou o prefeito.

Onde fazer o cartão?

Em Ipatinga, o processo para retirada da credencial do idoso é gratuito. O documento é fornecido no Departamento de Trânsito, na Suplan no bairro Cidade Nobre. O requerente deve apresentar cópia da Carteira de Habilitação e comprovante de endereço. Já os portadores de necessidades especiais devem se dirigir à sede da Associação de Deficientes Físicos de Ipatinga (Adefiva), na rua Turmalina, 215, no Iguaçu, para requerer o selo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alemmart

09 de setembro, 2020 | 14:47

“muito bem. O problema é encontrar uma vaga para idoso em Ipatinga.
Perto do SICOOB na Cidade Nobre, tem uma vaga somente.”

Joao Corcinio da Silva

15 de outubro, 2019 | 15:53

“Apartir de que horas vai ser esse atendimento para idosos faser a carteirinha Contran”

Edna Almeida

30 de julho, 2019 | 16:23

“A reportagem deixou no ar uma dúvida sobre a cópia da carteira de habilitação e não é bem assim!
O idoso indiferente de ter habilitação ou não, têm o direito a vaga em estacionamento ok????Portanto leve o comprovante de endereço, carteira de habilitação ou identidade ok???? QUALQUER IDOSO têm esse direito.”

Manex

27 de julho, 2019 | 00:25

“O benefício nao é para o carro, e sim para o idoso independente da sua situação financeira, é um direito conquistado por sua idade, a sua vez irá chegar... Todos nós estamos caminhando para isso...”

Aldaci José Odorico

29 de junho, 2019 | 08:30

“para tirar a credencial de estacionamento de idoso e so com comprovante de imdereço de ipatinga ou nao”

Frederico

29 de junho, 2019 | 01:15

“Boa ideia,mas tem que fizcalizar o tempo de estacionamento,pois tem muitos que vão colocar o carro lá,e não tiram mais para ninguém,em Timóteo,isto acontece muito,tem uma banquinha de jogos no a pracinha ,e os velhos estacionam lá para jogar e não saem mais.”

Conterrâneo

28 de junho, 2019 | 14:42

“Parabens a Prefeitura por essa inciativa, em Fabriciano e Timóteo já tem esse beneficio independente de que a pessoa tem carro bom e poder pagar pelo estacionamento, é um direito e como tal deve ser respeitado, agora tem q ser olhado no novo centro a área destinada a estacionamento q está sendo usada como moto pista e os instrutores estão colocando até troncos para impedir esse direito a todos os municipes, hoje pela manhã lá estava cercado impedindo o livre estacionamento, sendo q pode-se conviver pacificamente as duas situações.”

Natal

28 de junho, 2019 | 12:15

“...amanha , esses mesmos , que hoje reclama de não pagar , vai estacionar no privativo e pagar a hora que é mais caro. Porque não vai ter a obrigação de tirar o carro da vaga , já que não paga não vai ser fiscalizado...e outra , já que tem carro , não é tao coitado assim não...porque nao tem desconto na gasolina , pneu , manutenção e etc...”

Joanas

28 de junho, 2019 | 09:36

“Nao adianta ter o direito e nao ter vagas para estacionar.e como ganhar um premio e nao poder receber .”

Edmirson Gomes de Oliveira

28 de junho, 2019 | 07:44

“Para aos Prefeito pela iniciativa, mais do que justa a medida. Ele deveria estender esta gratuidade tambmem no estacionamento do Shopping do Vale.”

Edmilson

28 de junho, 2019 | 07:26

“Bastante estranho a parte dos idosos. Mesmo se o carro for luxuoso eles terão esse direito?”

Benedito Mendes de Morais

28 de junho, 2019 | 05:02

“Parabéns ao prefeito Nardyello pela implantação do Zona Azul e por sensibilizar-se pela solicitação da AAPI e demais associações. O motorista e proprietário de veículos automotores em Ipatinga necessita passar por adequações para o seu próprio bem estar.”

Paulo

28 de junho, 2019 | 04:31

“Muito justo este reconhecimento aos cidadãos Ipatingueses.
Fautou informar qual a idade necessária para o postulante fazer jus ao benefício da lei.”

Barrabas

27 de junho, 2019 | 20:50

“Gostaria de saber qual e a idade para ter este direito .nesta reportagem nao informa.”

Heli de Andrade Sobrinho

27 de junho, 2019 | 18:40

“Pode ser que tenha mais, mas eu vi apenas 2 vagas para IDOSO no bairro Horto, próximas ao Banco do Brasil. Temos muitos idosos rodando no Horto a semana inteira. Pergunta: se tiver mais vagas para idoso no Horto onde posso informar?”

Natal

27 de junho, 2019 | 18:14

“...é inacreditável... eu conheço vários idosos que andam de corola e caminhonete hilux , carros importados e luxuosos... agora vem dizer que não pode pagar para estacionar...kkk...”

Envie seu Comentário