27 de junho, de 2019 | 12:35

Dupla da PDMC ganha etapa de evento de música prisional

Além dos reclusos de Ipaba, quatro detentos do presídio de Fabriciano ficaram em terceiro lugar no Festival da Canção Prisional, em Ponte Nova

Divulgação Seap
A dupla Walace e Vitor, de Ipaba, é a vencedora da etapa em Ponte NovaA dupla Walace e Vitor, de Ipaba, é a vencedora da etapa em Ponte Nova

Uma dupla de cantores da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDMC), em Ipaba, levou a premiação máxima na segunda etapa do Festival da Canção Prisional (Festipri) realizada em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira. Além dos reclusos de Ipaba, quatro detentos do Presídio de Coronel Fabriciano ficaram em terceiro lugar, no evento realizado quarta-feira (26). Os representantes de Caratinga foram premiados com a segunda colocação no Festipri.

Sem o característico uniforme vermelho do sistema prisional de Minas Gerais e longe das celas, vinte e quatro pessoas que cumprem pena nas unidades prisionais de Caratinga, Rio Piracicaba, Ponte Nova, Coronel Fabriciano, Itabira, Ipaba e Apac Caratinga tiveram uma manhã repleta de emoção. O Festipri é considerado um importante evento do calendário de ações de ressocialização da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização (DEP).

Na plateia da sede social do Esporte Clube Palmeirense, na cidade de Ponte Nova, estavam autoridades, amigos e familiares dos detentos que ali no palco mostravam seus talentos e concorriam ao prêmio de melhor intérprete da etapa Vale do Rio Doce do festival. Vários foram os ritmos apresentados, mas quem levou a primeira colocação foi a dupla Wallace Carlos de Souza e Vitor Jordan, que cumpre pena na Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. Eles conquistaram o público e os jurados com o estilo sertanejo romântico, interpretando a música “Meu Defeito”.

A subsecretária de Humanização do Atendimento da Seap, Louise Bernardes França, agradeceu a todos os servidores envolvidos na realização da etapa Vale do Rio Doce e também o grande homenageado da edição. “Quero agradecer a todas as unidades presentes, familiares dos internos e parceiros, e ressaltar a importância do trabalho do nosso homenageado, o Juiz de Direito José Afonso Neto, responsável por cumprir as leis e consequentemente apontar e implementar medidas para o cumprimento de penas mais humanizadas e ressocializadoras”, disse a representante da pasta durante o evento.

O homenageado, por sua vez, ressaltou a importância da música para o ser humano. “A arte é o que mais liberta o ser humano, liberta a gente dos rótulos, liberta do cárcere e eu tenho certeza de que a música é uma ferramenta que nos traz esperança. Todos nós precisamos de esperança”, disse o juiz José Afonso Neto.

A Banda Voz da Esperança, quarteto formado por Diego, Hayner, Rair e Alex, ganhou a terceira colocação no eventoA Banda Voz da Esperança, quarteto formado por Diego, Hayner, Rair e Alex, ganhou a terceira colocação no evento

Os outros ganhadores
O segundo e terceiro lugares ficaram com os internos representantes dos presídios de Caratinga e Coronel Fabriciano, respectivamente. As três melhores apresentações foram contempladas com um troféu. O festival teve como jurados músicos, instrumentistas e professores da cidade de Ipaba.

A banda Voz da Esperança, quarteto de Coronel Fabriciano formado pelos reclusos Diego Martins Ferreira, Hayner Almeida Alves, Rair Rodrigues de Jesus e Alex Júnio Augusto, ficou em terceiro lugar na etapa Ponte Nova com a canção “Pertinho de Mim”. Os quatro músicos são reclusos do Presídio Público de Coronel Fabriciano e participaram detentos de seis unidades prisionais da região.

O Festipri
Essa foi a segunda etapa do Festipri de 2019, que já contou com uma fase no Sul de Minas. Agora restam apresentações na Zona da Mata, Norte de Minas, Triângulo Mineiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto foi criado em 2015 para que a população carcerária pudesse mostrar seus talentos musicais, desenvolvendo a autoestima, o senso de responsabilidade e o espírito de cidadania. (Com informações de Rangel Oliveira / Seap)


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário