27 de junho, de 2019 | 10:48

Bombeiros realizam atividades no Vale do Aço

Semana do Corpo de Bombeiros e Prevenção Contra Incêndio será fechada com o Dia do Bombeiro no próximo 2 de julho

Divulgação Corpo de Bombeiros
Os militares orientaram comerciantes sobre as normas de prevenção a incêndioOs militares orientaram comerciantes sobre as normas de prevenção a incêndio

O 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, sediado em Ipatinga, comemora a Semana do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a Semana de Prevenção Contra Incêndio. Os eventos, que se iniciaram nesta quarta-feira (26), vão até o dia 2 de julho quando é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro. Nesse período, a corporação desenvolve diversas atividades visando intensificar, junto ao público externo, o conhecimento de suas atribuições constitucionais.

De acordo com a corporação, nesta quinta-feira é realizada a Operação Alerta Vermelho, que consiste na fiscalização de estabelecimentos comerciais do Vale do Aço, região de Manhuaçu, Caratinga e Itabira, com caráter educativo, a atividade verifica se os estabelecimentos comerciais possuem equipamentos de segurança contra incêndio e pânico (extintores, saídas de emergência, sinalização de emergência).

Os militares se propõe a ensinar os comerciantes a utilizar os equipamentos corretamente e incentivá-los a se adequarem ao previsto na legislação estadual contra incêndio e pânico. A visita dos militares reforçou a instrução de que, tanto a legislação Municipal quanto a Estadual, exige a devida adequação às normas de Proteção Contra Incêndio e Pânico, disseminando a boa prática do fiel cumprimento às diretrizes.

Workshop para brigadistas
Amanhã, sexta-feira (28), será realizado um Workshop sobre a Portaria 33 com base na Lei Estadual nº 22.839, que visa organizar, padronizar e regulamentar a atuação das atividades auxiliares do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais em relação a alguns aspectos: formação profissional com grade curricular mínima; as atribuições exercidas por cada uma das atividades foram, também, regulamentadas, explicitando as competências específicas de cada função; e padronização dos uniformes tem por objetivo facilitar a distinção entre os tipos de profissionais de acordo com suas vestimentas.

O Corpo de Bombeiros Militar será responsável por credenciar os órgãos e pessoas que exerçam atividades auxiliares e, ainda, fiscalizar o cumprimento das prescrições legais. O objetivo da normatização é fortalecer estes atores, valorizar os profissionais e voluntários que exercem um trabalho sério e, acima de tudo, garantir um atendimento seguro à população.

Na segunda-feira (1º/7), 35 militares da corporação vão doar sangue no Hospital Márcio Cunha. Em todo o estado, os militares engajaram-se para semear as práticas preventivas com o objetivo primário de evitar acidentes. “O 11º BBM acredita que trabalhar na prevenção é o melhor método de evitar acidentes”, disse o tenente-coronel Nunes, comandante do 11º BBM em nota enviada à imprensa.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidadão Indignado

01 de julho, 2019 | 10:15

“O pior não é isso, tem um vizinho meu, aqui no Bairro Iguaçu, que tem preguiça de roçar ou capinar o terreno, nem faz acero na cerca, então todo ano ele põe fogo no terreno, localizado entre a rua Maria Liberato e a rua Pérola, além de refugiar em grande massa os animais silvestres como micos, pássaros, siriemas, teiús, preás, tatus, cobras, corujas e quatis(estes nós já vimos do nosso lado da cerca), ainda oferece aos vizinhos de cerca o risco de passar fogo gratuitamente em seus terrenos.
Apesar de nós ligarmos todos os anos para o Corpo de Bombeiros, a resposta é sempre a mesma, ou não tem carro, ou já está apurando uma ocorrência em outro lugar ou isso é competência da Polícia Ambiental.
E mesmo que atenda a ocorrência, creio eu que não tenha um controle sobre o fato de pegar fogo exatamente ali todo ano. Será que isso não é crime? Será que vai continuar assim?”

Pedrin Perito

30 de junho, 2019 | 19:14

“Dai vc liga nos BMMG e nao tem viatura ou efetivo,liga 190 diz que nao é competente,liga na cia ambiental tambem nao tem viatura ou efetivo.Liga na prefeitura...fala que vai notificar e nunca faz nda..CHEGA de FOGO no Cidade Nobre!”

Envie seu Comentário