Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de junho, de 2019 | 17:00

Usipa implanta programa de voluntariado no Cebus

Os voluntários terão a oportunidade de exercitar uma ou mais habilidades colocando-as a serviço de um bem maior

Divulgação
Interessados em colaborar com o Centro de Biodiversidade podem entrar em contato com a Usipa por telefoneInteressados em colaborar com o Centro de Biodiversidade podem entrar em contato com a Usipa por telefone

O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), pela primeira vez, abre espaço para a participação da comunidade, por meio de um programa de voluntariado. As pessoas poderão participar das ações de manutenção de fauna, inclusive aquelas realizadas pelo Programa Fauna Sem Lar, por meio de atividades que criam resultados efetivos para a fauna e o meio ambiente.

Os voluntários terão a oportunidade de exercitar uma ou mais habilidades colocando-as a serviço de um bem maior, ou desenvolver novas aptidões por meio do contato com profissionais de diversas áreas e do aprendizado prazeroso que o contato com os animais proporciona.

“Para ser voluntário do Cebus, não é necessário ter habilidade no trato com animais. Em um zoológico, existem ações que demandam eletricistas, pedreiros, bombeiros, carpinteiros e todas as pessoas de boa vontade movidas pelo desejo de serem úteis. Algumas atividades podem, inclusive, serem desenvolvidas fora do zoológico, na casa do próprio voluntário, caso este não tenha disponibilidade para se deslocar à Usipa”, explica a bióloga do Cebus, Cláudia Diniz.

Algumas atividades que podem ser executadas por um voluntário no zoológico são: implantação e melhoria de horta e pomar; manutenção de jardins; reparo de cercas, grades, portas, gaiolas; construção de casas, abrigos, tocas e ninhos; confecção de puçás e outros instrumentos para contenção dos animais; pinturas em paredes, grades e estruturas metálicas; reparos nas redes elétrica e hidráulica; reparo e construção de mobiliários de recintos; alimentação e cuidados de filhotes; preparo de alimentação para os animais; apoio em atividades do médico-veterinário; educação ambiental; desenvolvimento de materiais para enriquecimento ambiental de recintos; desenvolvimento de sistemas informatizados para controles diversos e divulgação de campanhas e busca de patrocinadores.

Como participar
O interessado em ser voluntário do Centro de Biodiversidade da Usipa deverá fazer contato por meio do telefone (31) 3801-4383, quando receberá as instruções iniciais e fará o pré-cadastro. Após a aprovação do pré-cadastro, o candidato receberá um e-mail com uma ficha de cadastro, onde elencará as aptidões e atividades que esteja disposto a realizar, assim como a disponibilidade de trabalho. O voluntário receberá, também, o Termo de Contrato de Voluntariado, que deverá ser assinado e entregue no Cebus. O Termo terá a validade de um ano e atende as exigências legais que regem o trabalho voluntário.

“Um dos requisitos que solicitamos aos futuros voluntários é estar em dia com as vacinas antirrábica e antitetânica, pois são medidas preventivas importantes quando se trabalha com animais”, conta a bióloga.

O Cebus formará um banco de talentos e convidará os voluntários à medida que as necessidades forem surgindo e de acordo com a disponibilidade de cada voluntário. O contato com o voluntário poderá ser feito via telefone ou por e-mail.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Julia César Zavatario

04 de julho, 2019 | 09:28

“Bom dia! esse número de contato está dando que não existe como faço para entrar em contato?”

Envie seu Comentário