Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de junho, de 2019 | 18:45

Voluntários de Timóteo participam da campanha Junho Vermelho

Além de ser um gesto de solidariedade, a doação de sangue pode salvar vidas

Divulgação
Além de ser um gesto de solidariedade, a doação pode salvar vidasAlém de ser um gesto de solidariedade, a doação pode salvar vidas

O município de Timóteo aderiu à campanha nacional Junho Vermelho para divulgação da importância de se doar sangue para o armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso em uma transfusão de sangue. Desde o início do mês, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, por meio do Departamento de Atenção Básica, tem desenvolvido ações de conscientização nas unidades de saúde e equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Além de ser um gesto de solidariedade, a doação pode salvar vidas. Com este intuito, no último dia 15, a o projeto Tenda da Saúde esteve na rotatória do bairro Alegre, cadastrando pessoas interessadas em participar da campanha.
A Secretaria de Saúde disponibilizou uma enfermeira e transporte para conduzir os interessados até ao Centro de Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha (Ipatinga), instituição referência regional para a coleta de sangue.

Parte dos doadores voluntários cadastrados fizeram a doação na terça-feira. O grupo restante fará a doação nesta quarta-feira, pela manhã. Cerca de 20 pessoas atenderam ao chamado da campanha. As demais pessoas que se sensibilizarem com a campanha, devem procurar diretamente o Centro de Hemoterapia por meio do telefone 3829-9600.

“O atendimento foi muito bom. Passamos pela triagem e as profissionais foram muito atenciosas. Na hora de tirar sangue, não precisa ficar com medo, pois salvar vidas não dói”, expôs a cabeleireira Adelaide Marcolino Oliveira. Por sua vez, a autônoma Maria Elizabeth Silva Carvalho, destacou a importância das doações de sangue, frisando a questão de fraternidade. “Todos devem fazer esse gesto de doar, pois Jesus doou o seu sangue por nós e temos que fazer o mesmo pelo próximo”.

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, para ser doador de sangue, é preciso, estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais que 52 quilos, ter comportamento sexual seguro. Os candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos, podem fazer a doação desde que o responsável esteja presente ou com a assinatura do consentimento formal registrado em cartório do genitor ou responsável ausente.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário