26 de junho, de 2019 | 06:10

Ipatinga recebe exposição Musica Brasilis

Mostra interativa estará em exibição no Centro Cultural Usiminas a partir de sexta-feira

Divulgação
A exposição tem entrada gratuita e estará em exibição até o dia 1º de setembroA exposição tem entrada gratuita e estará em exibição até o dia 1º de setembro

Uma viagem pelos 500 anos da música no Brasil. Essa é a proposta da exposição interativa Musica Brasilis, que chega à Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, na próxima sexta-feira (28). A exposição é realizada pelo Instituto Musica Brasilis, do Rio de Janeiro, com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. A exposição tem entrada gratuita e estará em exibição até o dia 1º de setembro.

Depois de cinco edições realizadas em diversas cidades brasileiras, a exposição interativa Musica Brasilis apresentará ao Vale do Aço o projeto que resgata e difunde os repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros. Traz a primeira linha interativa que mostra momentos emblemáticos e os músicos por meio de exemplos dos seus repertórios. Por meio de instrumentos musicais, vídeos e instalações interativas que ilustram os cinco séculos de música brasileira, com ênfase na criação mineira, a exposição se baseia nos conteúdos reunidos ao longo de mais de 10 anos para o portal Música Brasilis: http://musicabrasilis.org.br/.

De acordo com a curadora da exposição interativa, Rosana Lanzelotte, que criou o Instituto em 2009, a exposição formata e reúne conteúdos que podem formar o primeiro museu da música no Brasil. “O projeto resgata a música brasileira, mostrando em cinco módulos, os instrumentos dos índios tupinambás passando pelos dos escravos africanos, chegando aos de origem europeia de diversas épocas, até os dias de hoje. Também conta com jogos onde os visitantes aprendem como funcionam as partituras e ainda podem brincar de compor a sua própria música”, detalha a curadora.

Os visitantes vão contar com auxílio dos monitores da Ação Educativa do Instituto Usiminas durante as visitas à exposição, que também conta com tradução em Libras para atendimento às demandas especiais. As visitas monitoradas visam estabelecer momentos de diálogo, de inserção das obras em contextos possíveis e fornecer acesso e subsídios para que o público conheça e reflita sobre arte e o universo que a circunscreve. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone: (31) 3824.3731.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, convida o público a prestigiar a exposição cheia de história e interatividade. “É uma alegria receber a exposição do Instituto Brasilis em nosso espaço. Convidamos toda a comunidade do Vale do Aço e região para conferir de perto a mostra que vai agradar e divertir públicos de várias idades”, salienta a diretora.


Módulos da exposição
A - IMAGENS DA MÚSICA: vídeo construído a partir de iconografia relativa às práticas musicais desde o século 16 até os dias de hoje.

B - INSTRUMENTAL: instrumentos de origem indígena, europeia e africana. Em um totem interativo, o visitante seleciona vídeos que mostram como funcionam os instrumentos de diversas famílias – teclados, cordas, percussão e sopro ‐, em que músicos descrevem suas características e emprego na música.

C - JOGOS:
JOGO DE COMPOR: os visitantes "criam" a própria música a partir de trechos pré-gravados. As diferentes seções da mesa correspondem aos "ingredientes" da música: ritmo, melodia e harmonia.
JOGO DE MIX: possibilita aos visitantes entender, através de animações, como funciona a notação musical. Os visitantes podem atuar sobre o volume de partes da instrumentação, para compreender como se somam para formar a música.

D - LINHA DO TEMPO DA MÚSICA BRASILEIRA: propicia o acesso a informações e vídeos de obras de mais de 500 compositores brasileiros. Os conteúdos são provenientes do portal Musica Brasilis e podem ser filtrados por autor, período e gênero.

E - MÚSICA EM MINAS ATRAVÉS DOS SÉCULOS: momentos emblemáticos da história da música mineira, desde os primeiros repertórios, na época do ciclo do ouro, passando pelo Clube da Esquina, Uakti, até as bandas do momento.

Confira o vídeo sobre edição anterior da exposição, no CCBB-BH (julho de 2016): https://youtu.be/7ipOSFV-WGU

Música Brasilis
O Música Brasilis foi criado em 2009 para promover o resgate e a difusão dos repertórios musicais de todos os tempos e gêneros. Desde 2017, o Instituto Musica Brasilis conquistou a cooperação da Unesco. As ações do Instituto, marcadas pela inovação e responsabilidade social, articulam-se em três eixos:

1. Portal MUSICA BRASILIS: bilíngue, com 20.000 acessos mensais e cerca de 1.500 partituras de 300 compositores, o portal se estabeleceu como referência na disponibilidade de partituras de obras brasileiras. (www.musicabrasilis.org.br).

2. Circuito MUSICA BRASILIS: até o presente momento foram oito edições – 130 espetáculos – que circularam por 30 cidades de todas as regiões do país, com repertórios brasileiros apresentados de forma inovadora, através de roteiros narrados por atores consagrados.

3. Exposições interativas MUSICA BRASILIS: instrumentos, vídeos, jogos e instalações interativas mostram um panorama abrangente de nossas práticas musicais, desde o descobrimento até os dias de hoje. Cinco edições com temáticas diversas já foram visitadas por mais de 50.000 pessoas de todos os extratos sociais e faixas etárias, sempre com entrada gratuita e visitas mediadas.

Serviço
Exposição Música Brasilis
De 28 de junho à 1º de setembro de 2019
Galeria Hideo Kobayashi - Centro Cultural Usiminas
Aberto à visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 10h às 18h
Informações e agendamento escolar: (31) 3824.3731 e 3822.2215
Para professores: http://musicabrasilis.org.br/exposicao/caderno-mediacao
Entrada gratuita – Classificação: Livre para todos os públicos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário