25 de junho, de 2019 | 18:00

Ipatinga recebe dez Agentes de Combate a Endemias

Até a próxima sexta-feira (28), serão visitadas as residências dos bairros Bethânia e Bom Jardim

Secom PMI
Profissionais cedidos pelo Ministério da Saúde vão reforçar o combate ao Aedes aegyptiProfissionais cedidos pelo Ministério da Saúde vão reforçar o combate ao Aedes aegypti

Já estão em Ipatinga os dez Agentes de Combate a Endemias (ACE), cedidos pelo Ministério da Saúde, para uma força-tarefa que empreenderá ações contra o mosquito Aedes aegypti. Em conjunto com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde, na segunda-feira (24) eles já atuaram na intensificação de vistorias nas casas, além de conscientizar sobre a importância de se eliminar água parada. Até a próxima sexta-feira (28), serão visitadas as residências dos bairros Bethânia e Bom Jardim.

Nas últimas semanas, a Vigilância Epidemiológica do município registrou um aumento do número de notificações de Dengue e Chikungunya, embora a situação ainda seja mais positiva que em muitos outros centros urbanos do Estado, conforme o governo municipal. Ipatinga saltou da fase 0 para a 1 ao registrar taxa de incidência de 124 casos das doenças para cada 100 mil habitantes. No mês de maio, o número era de 66 para cada 100 mil habitantes.

Segundo Ian Rocinski, coordenador da equipe de ACE’s do Ministério da Saúde, “a visita feita pelos Agentes é considerada mais minuciosa, uma vez que é feito o recolhimento de inservíveis que podem se tornar possíveis depósitos de água parada, além de verificarem calhas e realizarem um trabalho mais detalhado de educação sanitária. Após as vistorias, um relatório será emitido à Secretaria Municipal de Saúde apontando os locais de focos do mosquito mais predominantes nos bairros”.

Em paralelo à ação, dezenas de munícipes que moram nas proximidades da Escola Chirlene Cristina, no bairro Bethânia, receberam os Agentes de Combate a Endemias da Prefeitura que realizavam também a aplicação do fumacê costal. O trabalho é uma estratégia para eliminar o mosquito Aedes que está na fase adulta. Outra equipe de ACE’s seguiu pelo bairro para realizar de casa em casa as vistorias, com aplicação de larvicida, buscando eliminar as larvas do vetor em água parada, informou a administração municipal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário