20 de junho, de 2019 | 20:50

Fiéis montam tapetes de Corpus Christi em Ipatinga

Cerca de 1.000 pessoas participaram da cerimônia religiosa, que terminou por volta das 20h30 desta quinta-feira (20)

Ronaldo Brito
Tapetes com, aproximadamente, 60 metros foram confeccionados pelas ruas do bairro Jardim Santa Clara, em IpatingaTapetes com, aproximadamente, 60 metros foram confeccionados pelas ruas do bairro Jardim Santa Clara, em Ipatinga
A paróquia Cristo Libertador aproveitou o feriado de Corpus Christi para confeccionar pela primeira vez, nesta quinta-feira (20), tapetes com aproximadamente 60 metros pelas ruas do bairro Jardim Santa Clara, em Ipatinga.

Após ornamentar as ruas, foi realizada uma missa às 17h. Em seguida, a procissão saiu em direção à comunidade São Lucas, no bairro Tiradentes, onde foram confeccionados outros tapetes. Nesse mesmo local, cerca de 1.000 pessoas participaram de mais uma cerimônia religiosa, que terminou por volta das 20h30 desta quinta-feira (20).

Tradição
Utilizando-se de diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e folhas, as pessoas montam, com arte, um grande tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Sobre esse tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais celebrações religiosas do Brasil e é realizada no país desde a chegada dos portugueses.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário