Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de junho, de 2019 | 07:00

População opina sobre flexibilização do porte e posse de armas

O decreto abre o acesso mais facilitado ao armamento e munição

O plenário do Senado rejeitou, por 47 votos a 28, o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que amplia o porte e posse de armas no Brasil. A votação ocorreu na noite de terça-feira (18).

A proposta para revogar o decreto precisa ainda ser referendada pela Câmara. Já o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, com base em levantamento de sua assessoria, que há pontos do decreto em conflito com a Constituição Brasileira. Atualmente é possível possuir uma arma, desde que o cidadão atenda a uma série de requisitos. O decreto abre o acesso mais facilitado ao armamento e munição.

A equipe de reportagem do Diário do Aço foi às ruas de Ipatinga para ouvir a opinião das pessoas em relação à flexibilização do porte e posse de arma de fogo no país. Elas também foram questionadas se a segurança pública iria melhorar com essa flexibilização. A escolha dos entrevistados foi feita de forma aleatória, nas ruas.

Fotos: Wôlmer Ezequiel
 "Na minha opinião, eu não sou a favor da flexibilização da arma de fogo para população. Se hoje não é liberada, já acontecem vários acidentes e crimes, se facilitar o acesso, aí que vai piorar. Não vai ajudar a reduzir a violência. Temos que pensar em nossos filhos e netos, como que eles vão viver em um Brasil de guerra?". Raimundo de Menezes, 55 anos, auxiliar de serviços.


 "Eu sou contra a flexibilização de arma de fogo e não acredito que vai melhorar a segurança. Se fosse solução, não teria tantos assassinatos nos Estados Unidos, onde as pessoas podem ter acesso mais facilmente a uma arma de fogo. A tendência, no meu modo de pensar, é que se tiver a flexibilização, vai piorar a nossa segurança. Eu acredito que deveria melhorar segurança pública, valorizar a polícia e desarmar principalmente os bandidos". Valterci Martins, 76 anos, aposentados.


"Eu sou a favor da posse de arma de fogo, ou seja, ter a arma somente em casa para minha proteção e da minha família. Agora, em relação ao porte, já acredito que não melhora em nada. Vai causar é briga na rua. Concordo que deve melhorar o policiamento e oferecer melhores condições para o policial agir nas ruas". Irineu Morais, 79 anos, aposentado.


"Não sou a favor da posse, nem do porte de arma de fogo. Acredito que é necessário dificultar o acesso, de forma geral. Eu penso que arma de fogo não melhora a segurança, o que melhora é o próprio policiamento, que precisa de mais investimento". Maria de Lurdes Moreira, 52 anos, proprietária de restaurante.


"Sou contra a flexibilização do acesso à arma de fogo porque contribui para que mais pessoas morram, aumentando a violência. Por isso que não acho bom. Com o porte ou a posse de arma de fogo vai piorar a segurança pública. Então tem que dificultar muito o acesso das pessoas às armas de fogo, e não facilitar. Isso tudo precisa ser bem estudado pelos políticos". Marina Santos Reis, 16 anos, estudante.


"Não sou a favor da flexibilização do acesso às armas de fogo. Inclusive, minha mãe foi morta por arma de fogo pelo próprio marido, embora isso tenha ocorrido há mais de 40 anos. Então se tiver essa flexibilização, vai é piorar a segurança. Por isso que sou contra". Nilda Rodrigues, 59 anos, dona de casa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Doroteia

22 de junho, 2019 | 18:35

“Interessante que os comentários dos leitores são totalmente dos escolhidos pela reportagem.
Contudo, basta conversar com pessoas mais esclarecidas para saber que a maior parte são favoráveis ao porte de arma.”

Helena A.nogueira

20 de junho, 2019 | 21:45

“Moramos num país que foi tirado do cidadão de bem o seu direito de ter sua arma e os bandidos tem a vontade, ilegalmente mas tem.Portanto, ficamos desarmados semelhante aos nossos vizinhos venezuelanos que não tem como se defender da ditadura de seu governo comunista.A POSSE E O PORTE DE ARMAS NÃO QUER DIZER QUE SAIRÃO PARA RUAS DANDO TIROS EM QUALQUER UM.. SERÁ REALIZADO UM REGISTRO SÉRIO E RESPONSÁVEL... A VIOLÊNCIA NO BRASIL SÓ AUMENTOU COM AS ARMAS NAS MÃOS DOS BANDIDOS. ENTÃO ,PORQUE OS CIDADÃOS DE BEM NÃO PODE TER ESTE DIREITO? HIPOCRISIA E FALTA DE INFORMAÇÃO DIZER QUE VAI AUMENTAR VIOLÊNCIA.. NOS COLOCAMOS NO LUGAR DO HOMEM DO CAMPO, DOS CAMINHONEIROS ... QUE SÃO CONSTANTIMENTES ASSALTADOS POR BANDIDOS.. E VAGABUNDOS... HOJE ESTAMOS PRESOS EM CASA E OS BANDIDOS SOLTOS NAS RUAS CURTINDO A SUA LIBERDADE.”

Francisco

20 de junho, 2019 | 14:11

“Sempre fui a favor do armamento da pessoa de bem, pois o ESTADO não garante a tranquilidade e a segurança do povo.
Entendam que quem mata não é a arma, mas sim quem manuseia ela.
Carro é arma, tesoura é arma, faça é arma e nem por isso é proibido.
Cabe a cada um tem a responsabilidade, pois se necessário for utilizá -la, que responda pelo excesso ou pelo ato praticado.
Contudo, sou totalmente favorável à concessão do direito da posse/porte.”

Maria da Penha

20 de junho, 2019 | 14:05

“Já presenciei crime e com certeza se alguem tivesse armado teria evitado um mal pior.
Hipocrisia não dar o direito de armar a sociedade, pois os políticos são todos protegidos, usam carros blindados, segurança, tem porte, tudo pra eles e nada pro povo.
Pais desarmado é instalação de ditadura e controle de poder e é o que estes políticos de esquerda querem.
Tudo pra eles e nada pro povo.
Contudo, sou plenamente a favor do porte e POSSE de arma, de modo que iguale os direitos do povo.
Afinal, todos são iguais perante a lei e eles (os políticos) nada mais são do que "representantes do povo", ou seja, se eles podem, a sociedade de bem também pode ter o porte de arma.”

Danilo

20 de junho, 2019 | 13:55

“Como não ser a favor do porte de arma???
Legal é ver BANDIDO a solta, tudo armado até os dentes e não poder se defender ?????
Se o ESTADO não garante a segurança, nada melhor do que armar a sociedade para poder se proteger.”

Paulo

20 de junho, 2019 | 13:49

“SOU A FAVOR DA POSSE DE ARMA.
MELHOR TER O DIREITO DE SE DEFENDER DO QUE FICAR REFEM DE BANDIDO.”

Sebastião Fernandes da Costa

20 de junho, 2019 | 12:00

“É um direito o cidadão poder escolher se quer ou não ter uma arma em casa. O estado não vai estar no momento das nossas emergências! Sou a favor da posse da arma em casa. Porte de arma é desnecessário e acho que só serve para confundir ainda mais a cabeça dos brasileiros que muitos nem entendem e dão suas opiniões. Ninguém é obrigado a comprar uma arma se não quiser!”

Sacapó

20 de junho, 2019 | 08:10

“Sou a favor da flexibilização e porte. Na quarta vez que meu comercio foi assaltado, o bandido preso,
dois dias depois, encontre-o entrando na Ricardo Eletro centro, na maior proteção da lei.
Fechei o comercio, por falta de segurança, que o estado que recebia os impostos, nunca me deu.”

Envie seu Comentário