CADERNO IPATINGA 2024

19 de junho, de 2019 | 15:30

Falsos investimentos: conheça 5 deles e fique atento

Reinaldo Domingos *

Atualmente, muitas pessoas querem começar a investir, já que esse é o assunto do momento, mas ao mesmo tempo nem todos sabem como rentabilizar o dinheiro e acabam pedindo opiniões ou simplesmente apostam no “sempre ouvi falar”. É importante ficar atento para não cair em armadilhas e investir em algo que pode lhe trazer grandes prejuízos, por isso apresento abaixo cinco investimentos falsos.

Mesmo quando for escolher outras opções de investimentos fique atento às cobranças de taxas, de negociação, custódia ou administração. Essas taxas variam de corretora para corretora. Algumas, inclusive, isentam a cobrança de algumas taxas não obrigatórias.

1: Veículo
O veículo continua sendo um grande sonho de muitos brasileiros, mas é um falso investimento, pois quando é adquirido já faz com que a pessoa comece a perder dinheiro, isso por conta da alta desvalorização, não apenas dos veículos usados, mas também os novos. O valor de compra é reduzido em aproximadamente 10% tão logo que esse veículo deixa a concessionária. Além disso, os custos para se manter um automóvel são inúmeros: IPVA, seguro, estacionamento, combustível, manutenções, eventuais acidentes, enquanto a desvalorização citada acima só aumenta ano a ano.

2: Jogos de Azar
Os jogos de forma geral também são outros investimentos falsos. A Mega-Sena, jogo do bicho, entre outros, faz com que as pessoas acreditem que ganharão milhões do dia para a noite, mas na verdade esses pequenos valores das apostas ao longo de anos podem ser bem consideráveis se somados.
Experimente fazer uma conta rápida de todo o dinheiro “investido” em jogos, tenho certeza de que será muito dinheiro e talvez até o valor da sua independência financeira.

3: Títulos de capitalização
Mais um investimento falso. Os títulos de capitalização são comprados nas agências bancárias onde a pessoa guarda um valor durante um determinado período e participa de sorteios. Caso sorteada, o que é muito difícil de acontecer, o título é rentabilizado, caso contrário, o rendimento é menor que o da poupança.

4: Caderneta de Poupança
Falando em poupança, esse é um tipo de investimento, inclusive o mais querido dos brasileiros. Uma pesquisa divulgada esta semana pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 65% das pessoas que guardam dinheiro optam pela caderneta de poupança. A poupança entra nesta lista por ter uma rentabilidade extremamente baixa, abaixo da inflação, o que não atinge 5% ao ano, portanto você deixa de ganhar mensalmente, o que ao longo dos anos pode ser muito dinheiro perdido.

5: Pirâmides Financeiras
O último investimento falso e um dos mais perigosos, sem dúvida, pois além de ser ilegal, pode trazer prejuízos enormes. As pirâmides são vendidas com uma promessa de grandes lucros em pouco tempo e pouco trabalho, dependendo de novas pessoas participantes. Esses “investidores” são remunerados por indicações, favorecendo apenas que está no topo da pirâmide, ou seja, os proprietários, que ostentam luxo e riqueza para que os participantes acreditem que também “chegarão lá”.

* Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Glênio Christian

20 de junho, 2019 | 00:27

“Quais são os melhres investimentos que podemos fazer?”

Envie seu Comentário