18 de junho, de 2019 | 20:00

Timóteo inicia vacinação antirrábica animal

Em caso de mordedura é recomendado lavar o local com água e sabão abundante e recorrer imediatamente à Unidade de Saúde mais próxima de casa, informou a secretaria

Divulgação
Antes do início da campanha de imunização, os agentes de saúde receberam capacitação Antes do início da campanha de imunização, os agentes de saúde receberam capacitação

A campanha de vacinação antirrábica animal, em Timóteo, será iniciada na próxima segunda-feira (24). A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida confirma que a vacinação terá início na área rural, com agentes vacinando cães e gatos de casa em casa. Deverá ser imunizado o maior número possível de cães e gatos acima de três meses de idade.

Na terça-feira (18), 45 agentes de combate às endemias (ACE) e cerca de 100 agentes comunitários de saúde (ACS) receberam capacitação sobre Raiva Animal e Humana pelo veterinário Milton Max Madeira de Oliveira. A palestra abordou temas como Quadro Clínico da Raiva em Animais, com sintomas característicos em Caninos, Felinos, Bovinos e Morcegos. “Após uma mordedura, é importante observar o comportamento do animal por 10 dias, mantendo o mesmo preso em local seguro com água e comida à disposição. Quando o cão se torna agressivo, com tendência a morder objetos, outros animais e inclusive o proprietário, é preciso o exame e o acompanhamento de um profissional para verificar a possibilidade de caso de raiva”, explicou o veterinário.

Durante a capacitação, foram salientados os deveres dos donos de animais para a guarda responsável; vacinar cão e gato anualmente; não deixar animais soltos nas ruas; não alimentar animais errantes; não deixar lixo com restos de comida; não colocar a mão na boca do animal para desengasgá-lo; passear com animais somente na guia; colaborar com a apreensão de animais errantes e doentes. A ação educativa da comunidade para a prevenção de doenças é uma das funções dos agentes comunitários e de endemias.

Em caso de mordedura é recomendado lavar o local com água e sabão abundante e recorrer imediatamente à Unidade de Saúde mais próxima de casa, informou a secretaria.

Vacinação Urbana
A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, por meio do Setor de Zoonoses, definiu a data para vacinação antirrábica animal na área urbana para os dias 13 e 20 de julho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário