19 de junho, de 2019 | 06:50

Ipatinga recebe II Canta Vale do Aço

Conforme os organizadores do evento, o encontro tem como objetivo divulgar o trabalho realizado por coros atuantes no Vale do Aço

Divulgação
Encontro de corais será realizado neste sábado, teatro do Centro Cultural UsiminasEncontro de corais será realizado neste sábado, teatro do Centro Cultural Usiminas

A Associação Coral Fundação São Francisco Xavier reúne seis coros na segunda edição do Canta Vale do Aço – Encontro Regional de Coros. As apresentações ocorrem no próximo sábado (22), a partir das 20h, no teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. Conforme os organizadores do evento, o encontro tem como objetivo divulgar o trabalho realizado por coros atuantes no Vale do Aço, que ao longo do ano abrilhantam os mais diversos eventos em suas comunidades e áreas de atuação.

Nesta edição, participam o Coral Câmara, Coral Unileste, Grupo de Musicalidade da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), DI Lasso Oficina de Música, Coral Gente Nossa e Coral Fundação São Francisco Xavier.
Nesta edição, o evento homenageia o maestro Melquisedequi Rodrigues Araújo, que nos deixou em 2016. Melque, como era chamado, desenvolveu um importante trabalho em prol da música na região.

Participantes

O Grupo de Musicalidade da AAPI foi criado em 2004 e desde então vem realizando apresentações nos mais variados espaços. Possui um repertório eclético e participa de eventos como a Semana do Aposentado, Cantata de Natal, Outubro Rosa e em igrejas. Conta atualmente com 40 integrantes entre sócios e dependentes da associação e tem como regente Iris Gaudereto.

O coro Gente Nossa vem do bairro Iguaçu, em Ipatinga. É regido pelo maestro Osmar Marciano Alves e foi fundado em 1990. Já participou de importantes como Canta Coral, Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora, o Minas Canta em Belo Horizonte, o 5° Encontro de Coros em Além Paraíba, 2° Enacopi Piracicaba São Paulo, 6° Circuito em Diamantina, 8° Cantares Espírito Santo, 30° Encontro de corais de Poços de Caldas, 9° Canta Brasil em São Lourenço, dentre outros. Realizou durante cinco anos o Enrecoros - Encontro Regional de Coros.

O Coral Câmara surgiu em 2017, como forma de integração e fomento cultural junto aos servidores da Câmara de Ipatinga e membros da comunidade. Desde então vem desenvolvendo atividades de preparação do grupo como um trabalho estruturado de técnica vocal e percepção musical, por meio de ensaios que são realizados. Sua primeira apresentação foi em 2018, na posse da Câmara Mirim. Participou da reinauguração do Centro de Atenção ao Usuário (CAC) da Câmara Municipal. Realizou em 2018, na Estação Memória e na Câmara Municipal, sua primeira Cantata de Natal. O coro está sob regência do professor e tenor Cleverton Nunes, graduado em Música e Canto, que também assina a direção artística do grupo.

De Coronel Fabriciano o Canta Vale do Aço recebe o Coral Unileste, que é composto por alunos e funcionários da instituição, além de pessoas da comunidade. É regido pelo maestro Luciano Mendes Lima e desde sua fundação, em 2003, tem se apresentado em festivais, cultos ecumênicos, cantatas de Natal, eventos acadêmicos, formaturas e encontro de coros. Também de Fabriciano o encontro recebe o “Di Lasso, oficina de música”. Sob regência do maestro Luciano Mendes Lima, reúne cantores dispostos a fazer um trabalho independente. Sua audição de estreia foi em 2017 e desde então vem se apresentando periodicamente, sempre cultivando a música coral polifônica, desde o período do renascimento até a música de hoje.

E o anfitrião do Canta Vale do Aço é o Coro Fundação São Francisco Xavier. Em atividade desde 2001, o coro realiza eventos que contribuem para a divulgação do canto coral. É formado por empregados da Fundação São Francisco Xavier e da comunidade. Dentre as atividades desenvolvidas desde sua fundação, destacam-se o Doutores da Música, projeto que tem como característica levar o canto coral a ambientes hospitalares; a Semana da Música e Cantata de Natal que são realizadas nas unidades do Hospital Márcio Cunha e postos de atendimento; além de musicais especialmente concebidos para o coro, que muito tem agradado o público. A regência do coro está a cargo de Leandro Morais Almeida e preparação vocal de Giani de Almeida.

Evento

Uma realização da Associação Coral Fundação São Francisco Xavier, o Canta Vale do Aço tem patrocínio da Usiminas, apoio do Usicultura, Usisaúde e Fundação São Francisco Xavier. O incentivo é do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Ingressos para o encontro podem ser adquiridos na bilheteria do teatro a R$ 10 inteira e R$ 5 a meia entrada, estendida a todas as categorias até 2h antes da apresentação. Após este horário, meia entrada para estudantes, professores, menores de 18, maiores de 60 e funcionários Usiminas, Unigal, Mineração Usiminas, Soluções Usiminas e FSFX.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário