13 de junho, de 2019 | 18:28

Cabuloso em crise

Aurélio Caixeta*

Com apenas oito pontos conseguidos a duras penas em nove jogos disputados, o time dirigido pelo antes tido como competente técnico e gestor de grupo, Mano Menezes, não consegue fazer o time jogar em alto nível. Ainda amarga o fato de estar na parte de baixo da tabela e a estatística de ter a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro. Para piorar, perdeu Robinho e Romero (suspensos pelo 3º cartão amarelo) e por pouco não perde também Leo para o jogo pós Copa América, que será contra o Botafogo, no Mineirão, dia 14 de julho. Alguma coisa precisa ser feita com urgência para balançar o grupo.

Normalmente é o técnico quem paga o pato, mas no caso do Cabuloso isso pode não acontecer. Mas que alguma coisa tem que mudar, isso tem. É preciso muita calma, prudência e competência nessa hora. Sai dessa, Cruzeirão.

Galo se reforça
Mesmo vivendo uma boa fase no Brasileirão, o time precisa de peças de reposição, por isso mesmo o diretor de futebol, Rui Costa, está fazendo contratações pontuais, garimpando valores no mercado externo. Em minha opinião, reforços deveriam vir da base e de jogadores que estão em outros times nos campeonatos de nosso país. Assim sendo, além do retorno de Otero, que volta de empréstimo, foram contratados o volante Ramon Martínez e o meio campista Lucas Hernandes. Caso esses reforços se encaixem e o centroavante Alerrandro agarre bem a titularidade, o Atlético vai melhorar ainda mais de produção e dar trabalho aos adversários. É isso que a torcida espera.

Copa do Brasil
O clássico já começou. Dos dois lados já existe toda uma preparação para esses dois jogos que serão emocionantes e que elimina um e coloca o outro na semifinal da milionária Copa do Brasil. A sorte está lançada e não tem favoritismo. O sorteio não foi bom para Minas Gerais. Se Cruzeiro e Atlético pegassem equipes de outro estado, poderiam se encontrar na semifinal, com mais chances de um Mineiro chegar à final. Mas a sorte não quis assim, fazer o quê?

Final do Hiper Sênior
Ipaminas x Ipanema. Grande festa está armada pelo desportista Adirce Gonçalves, com o apoio da LDI, para esse domingo (16), às 8h30, no campo do Canaã, onde ocorre a decisão do título de campeão da Copa Percy Gonçalves 2019, para atletas acima de 55 anos. O vencedor receberá o troféu das mãos de familiares do saudoso Percy Gonçalves.
A equipe do Ipaminas chega a essa final com certo favoritismo por ter feito uma campanha mais regular, aplicado várias goleadas e ter Ramon, artilheiro da competição até o momento com nove gols. Porém, a equipe do Ipanema cresceu na reta final e por isso eliminou o Industrial do Bom Retiro, que pelo plantel era um candidato ao título. Por isso tem todos os ingredientes para ser um bom jogo. Um desfile de atletas veteranos em campo. Vamos lá prestigiar?


Campeonato Mineiro Amador
A equipe Vale do Aço de Coronel Fabriciano, a única representante da região, joga neste domingo (16), às 11h, contra a equipe do Brumadinho, jogo de ida da quartas de final. O time do diretor Marcus Vinicius vai bem na competição promovida pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Fez uma boa campanha na fase de classificação, com três vitórias. Marcou nove gols e sofreu três, por isso se classificou com méritos. O time viaja no sábado, às 23h, para Brumadinho, e volta logo depois do jogo, num grande sacrifício devido à falta de recursos. Torcemos por uma vitória lá porque o jogo de volta será aqui em Fabriciano no campo do Manoel Maia, às 11h, domingo (23). Se vencer, o Vale do Aço chega à semifinal desse importante campeonato que terá final em Belo Horizonte, com transmissão de TV para todo o estado.

Voleibol
No último fim de semana (7, 8 e 9), a equipe da Usipa estreou em quadra em 2019 pelo 1º Circuito Classificatório AR-4 de Voleibol, pela categoria Sub-15 Feminino. Na competição, o time venceu três dos quatro jogos disputados.
As usipenses, comandadas pela técnica Eduarda Stefany, venceram o primeiro jogo na sexta-feira (7), contra o Movfit, por 3 sets a 0. No sábado (8), às 10h30, elas começaram bem e venceram o América por 3 sets a 0. Na tarde do mesmo dia, às 14h, elas enfrentaram o Sesc-GV e perderam por 2 sets a 1. E no domingo, as garotas fecharam com chave de ouro, vencendo o Rio Piracicaba por 2 sets a 1.
A próxima etapa do Circuito Classificatório AR-4 de Voleibol, para a categoria Sub-15 Feminino, será nos dias 23, 24 e 25 de agosto.

Judô
No último sábado (8), três judocas do departamento de Judô Pitágoras/Usipa disputaram o Campeonato Mineiro Sub-13, Sub-15 e Sênior de Judô, realizado na Areninha do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Na competição, foram conquistadas duas medalhas de ouro e uma de bronze.

Segundo a Federação Mineira de Judô (FMJ), o evento recebeu 278 atletas de todo o Estado de Minas Gerais, deixando-o ainda mais competitivo para os judocas mineiros. Entretanto, as usipenses não se deixaram levar pelo medo e lutaram com muita garra. Laura Viana (Sub-15) e Ana Luiza (Sub-13) conquistaram o ouro em suas respectivas categorias. Já a Letícia Carvalho (Sub-15) garantiu o bronze na competição.

Com a vitória, além do primeiro lugar no pódio, a judoca Laura Viana também alcançou a classificação para representar a Seleção Mineira de Judô no Campeonato Brasileiro Final, que irá ocorrer dos dias 2 a 4 de agosto.

Umas e outras
- Ainda sem muita empolgação, estamos vivendo os ares da Copa América, que será um aperitivo para a Copa do Mundo de futebol masculino. Caso a nossa seleção vença e convença, a torcida vai no embalo.
- Já a nossa seleção feminina está empolgando desde o início da Copa do Mundo, e vai empolgar ainda mais com a presença da maior estrela do mundo: a nossa Marta.

- A folga e parada do Brasileirão (devido à Copa América) para alguns times vão ser positivas e para outros nem tanto assim. Vamos ver quais equipes vão aproveitar melhor esse tempo e voltar mais forte.
- Estamos fazendo um trabalho voluntário na Rádio comunitária Coração de Jesus, FM 98.7, todos os sábados dentro do programa Sábado Show, batendo um papo sobre esportes, de 11h ao meio-dia, com o apresentador Wallisson Araújo. Sintonizem e participem com a gente.


Contatos para essa coluna: caixeta.auré[email protected]

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário