12 de junho, de 2019 | 16:00

Mangueiras e Ponte Nova recebem mutirão de combate arboviroses

O plano de ação começou na quarta-feira (12), e envolve 120 profissionais, entre Agentes de Combate de Endemias, enfermeiros e equipe técnica e diretiva da Saúde de Fabriciano

Divulgação PMCF
Agentes vão vistoriar casa por casa nos bairros, em caso de impedimento, a força policial poderá ser utilizadaAgentes vão vistoriar casa por casa nos bairros, em caso de impedimento, a força policial poderá ser utilizada

Até a próxima quarta-feira (19), a Secretaria de Governança de Saúde realiza mais um mutirão contra a dengue, zika e chikungunya nos bairros Mangueiras e Ponte Nova, em Coronel Fabriciano. Os objetivos, conforme a gestão municipal, são identificar e eliminar focos dos mosquitos transmissores destas doenças e, principalmente, evitar novos casos e conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção.

Em Fabriciano, os casos de arboviroses estão sob controle: com 347 notificações em 2019, sendo 183 de chikungunya e 164 de dengue. No entanto, 1 a cada 3 pessoas infectadas moram no Mangueiras ou Ponte Nova: até o dia 11 de junho, a Secretaria de Saúde havia registrado 36 casos de dengue e 71 de chikungunya. Daí a preocupação do município com os dois bairros e a necessidade de realizar mais um mutirão, o terceiro nesse ano.

O plano de ação começou na quarta-feira (12), e envolve 120 profissionais, entre Agentes de Combate de Endemias, enfermeiros e equipe técnica e diretiva da Saúde de Fabriciano; 11 agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), via Superintendência Regional de Saúde (SRS), e ainda as equipes da Limpeza Urbana da Secretaria de Governança de Obras, que fará nova campina e coleta de entulho na localidade.

“Estamos fazendo mais uma investida na localidade para conter o avanço das doenças, porque nos preocupamos com a nossa população. Mas infelizmente, ainda há moradores que não permitem o acesso dos agentes de endemias em suas residências e, o pior, não vistoriam ou eliminam focos do mosquito aedes em sua casa, prejudicando primeiro a sua família que pode ficar adoecida, e depois toda a vizinhança e cidade. Por isso, novamente, pedimos o apoio da comunidade para fazer o nosso trabalho e, na sensibilização de todos para a prevenção”, sensibiliza Vania Tavares, secretária-adjunta de Saúde.

Vistoria
Conforme a Secretaria de Saúde, todos os imóveis do Mangueiras e Ponte Nova serão vistoriados pelos agentes de endemias. No sábado (15), os profissionais também estarão em campo para visitar as residências que estiverem fechadas durante a semana, por motivo de trabalho do morador.

Em caso de impedimento do trabalho dos agentes de endemias, em último caso, a Secretaria de Saúde usará de força policial para garantir o acesso e verificação dentro dos imóveis, conforme previsto na Lei Federal 13.301/2016.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário