12 de junho, de 2019 | 11:22

Investimento em tecnologia e eficiência ajuda empresários a gerar resultados e diminuir custos

Unsplash
Fornecer aos funcionários as ferramentas e os equipamentos necessários para que eles possam desempenhar suas tarefas com eficiência e dentro dos prazos é imprescindível Fornecer aos funcionários as ferramentas e os equipamentos necessários para que eles possam desempenhar suas tarefas com eficiência e dentro dos prazos é imprescindível

Não há nada mais importante para uma empresa, independentemente do tamanho, do que seus funcionários. Trabalhadores satisfeitos significam produtividade em alta e esse é o motor de qualquer negócio. Pequenas mudanças nos hábitos e processos podem prejudicar e alterar drasticamente os níveis de produtividade e eficiência de uma empresa, gerando mais resultados em períodos de tempo mais curtos. Os gastos em processos desnecessários ou em imprevistos gerados por falhas também tendem a diminuir em um ambiente de alta produtividade e entrega.

Nesse cenário, a tecnologia pode ser uma grande aliada no aumento da efetividade de uma empresa. Vamos listar, abaixo, alguns dos principais pontos para manter os funcionários motivados e produzindo ao máximo, além de saber como os investimentos pontuais podem ajudar nesta tarefa.

A eficiência é o primeiro passo

Para obter o máximo dos funcionários e garantir que a produtividade seja um pilar básico da empresa, é necessário considerar como o negócio está operando atualmente e analisar o potencial de mudança da companhia. Assim é possível definir metas de curto e longo prazo e priorizar o que precisa ser feito.

Antes de mais nada é preciso entender como as equipes trabalham e o que pode ser feito para que elas possam atingir seus objetivos de maneira mais simples e eficiente. Cada membro da equipe deve ter um plano específico e deve ser incentivado de maneira individual.

O poder de delegar

Delegar tarefas pode parecer arriscado, principalmente em pequenas empresas onde se pode “fazer de tudo”, mas o aumento da responsabilidade é importante para melhorar a moral e a satisfação no trabalho de qualquer equipe.

Atribuir responsabilidades a funcionários qualificados que tenham um histórico comprovado de sucesso em um determinado campo e deixar que eles executem suas tarefas é essencial para a produtividade. Funcionários com autonomia também desenvolvem habilidades específicas, ganham experiência em liderança e se sentem mais realizados.

Reduzir distrações

Os funcionários precisam de um espaço onde possam se concentrar sem distrações, mas também precisam de lugares onde possam respirar. Políticas proibitivas em relação ao uso de redes sociais ou do telefone, por exemplo, podem ter um efeito indesejado.

Em vez disso, políticas que promovam a concentração e o foco, como práticas de mindfulness (que aumentam em até 40% a produtividade no trabalho) ou salas de silêncio, incentivarão o comportamento e garantirão que as horas de trabalho sejam mais eficientes.

Os equipamentos corretos fazem a diferença

Fornecer aos funcionários as ferramentas e os equipamentos necessários para que eles possam desempenhar suas tarefas com eficiência e dentro dos prazos é imprescindível para a produtividade de uma empresa. Trabalhar com um teclado ergonômico em vez de utilizar um teclado qualquer pode se traduzir em horas a mais de trabalho de qualidade.

Um bom sistema de gerenciamento de documentos pode ser a diferença entre um processo caótico e um processo que facilita o trabalho de todos. Os equipamentos e ferramentas não só têm a função de aumentar a eficiência como também fazem diferença na maneira como uma empresa é percebida.

O local de trabalho deve ser uma prioridade

Muitos funcionários passam mais tempo em seus escritórios do que em suas casas. Por isso, o ambiente de trabalho deve ser o mais confortável possível e, neste aspecto, cada detalhe conta: desde a temperatura à cor das paredes. Um ambiente muito quente ou muito frio afeta a concentração e cores fortes podem ser uma distração. O mobiliário também deve fazer com que os trabalhadores possam se sentir confortáveis durante toda a jornada de trabalho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário