11 de junho, de 2019 | 17:01

Ipatinga reforça apelo para doação de sangue durante Junho Vermelho

Com a chegada das férias do meio do ano e do frio, alguns impedimentos temporários como gripes e resfriados costumam afastar os voluntários

Divulgação
A farmacêutica da Agência Transfusional de Ipatinga, Monise Fonseca, explica que uma doação pode salvar até quatro vidasA farmacêutica da Agência Transfusional de Ipatinga, Monise Fonseca, explica que uma doação pode salvar até quatro vidas

Nesta semana em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, dentro do mês conhecido nacionalmente como Junho Vermelho, a administração de Ipatinga intensifica a divulgação das ações de captação e cadastro de candidatos à doação.

Com a chegada das férias do meio do ano e do frio, alguns impedimentos temporários como gripes e resfriados costumam afastar os voluntários. Em função disso, a queda nos estoques dos hospitais e hemocentros chega a 30% neste período.

Segundo a farmacêutica da Agência Transfusional da administração municipal, Monise Fonseca, “muitas vezes aqueles que enfrentam uma dificuldade e precisam da doação para que familiares ou amigos possam sobreviver sabem da importância desse ato. É um gesto simples, individual e gratuito, mas com consequências muito significativas”, explica.

Todas as quintas-feiras, a equipe da Agência Transfusional do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) acompanha os voluntários que desejam fazer essa boa ação. A gestão de Ipatinga garante a logística necessária, custeando o transporte e a alimentação dos doadores no dia da coleta, que é feita na sede da Hemominas, em Governador Valadares. O serviço é realizado uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, com saída às 7h, do Hospital Municipal. O cadastro de novos voluntários é feito diariamente, inclusive por telefone (3828-5637), na Agência Transfusional da unidade hospitalar.

O Hemominas é responsável por abastecer os estoques do Hospital Municipal de Ipatinga e de outras instituições da região, como São Camilo e Vital Brazil. Apenas o HMEM realiza, em média, 110 transfusões mensais.
Monise ainda lembra que “uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas”.

Para doar
• Os voluntários precisam ter idade entre 18 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e não terem sofrido Doença de Chagas após os dez anos ou hepatite após os 11 anos.
• Pessoas a partir de 16 anos também podem doar, desde que autorizadas pelos pais ou responsáveis.
• O doador também precisa ter e estar com boa saúde.
• O processo de doação é seguro. É retirada apenas uma pequena quantidade de sangue (450 ml) da corrente sanguínea, reposta pelo corpo do doador em até 24 horas.
• O prazo entre uma doação e outra é de 60 dias, para homens, e de 90 dias para mulheres.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário