Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de junho, de 2019 | 16:40

Soldado salva criança engasgada em Ipaba

Criança se engasgou com leite materno e a mãe não conseguia fazer o menino voltar a respirar

Divulgação
A soldado Fernanda, com o pequeno Gustavo Fernandes, de apenas 35 dias, que ajudou a salvar A soldado Fernanda, com o pequeno Gustavo Fernandes, de apenas 35 dias, que ajudou a salvar

Uma soldado PM ajudou a salvar a vida de um menino em Ipaba na noite de domingo (9). A policial militar foi até a casa do pequeno Gustavo Fernandes, de apenas 35 dias, na avenida José Rodrigues de Almeida, no Centro de Ipaba. O menino estava engasgado com o leite materno.

A PM informou ao Diário do Aço que foi acionada por Eliene Aparecida Rodrigues, 39 anos. Ela estava bastante aflita e tentava dar os primeiros socorros ao seu bebê, engasgado com leite. A soldado Fernanda foi ao local e verificou que Gustavo apresentava vermelhidão intensa e não tinha reflexos.

Ela iniciou a manobra de heimlich, sem sucesso. Logo, a policial verificou se havia algo em sua boca, não conseguindo identificar nada, então, iniciou a manobra novamente e, felizmente, a criança voltou a respirar. A soldado Fernanda orientou aos pais a deslocarem-se para o hospital mais próximo a fim de uma consulta médica. O pequeno passou uma noite em observação e seu quadro de saúde é estável.

A manobra de heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de alimento ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar e que pode levar à morte, caso não providenciado socorro rápido para vítima.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões. Essa técnica foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wilhan Damasceno Ferreira

13 de junho, 2019 | 00:25

“Parabéns pelo seu esforço e coragem....
Ipaba precisa de um soldado como vc .....”

Carlos Roberto Costa

12 de junho, 2019 | 16:29

“Parabéns a policia militar além de cuidar da nossa segurança ainda salvam vidas. Que Deus abençoe toda corporação”

Domingos Sávio Eleutério Tibúrcio

11 de junho, 2019 | 16:10

“Já salvei várias pessoas com essa manobra. Todo mundo deveria aprender isso na escola, tanto para prestar socorro como para se prevenir. É uma providência que de fato salva vidas e pode ficar ao alcance de qualquer um.”

Elzira Vieira

10 de junho, 2019 | 19:37

“Parabenizo a Soldado pelo trabalho de salvamento da Criança, Ipaba precisa de pessoas assim com compromisso com o proximo e amor pela profissão. Agradeço em nome de todos meus amigos.”

Envie seu Comentário