09 de junho, de 2019 | 12:00

Alistamento militar obrigatório deve ser feito até 30 de junho

Quem perder o prazo deverá se alistar da mesma forma, porém, terá de pagar multa

Segue, até o dia 30 de junho, o prazo para o alistamento no serviço militar obrigatório de jovens que completam 18 anos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019. O alistamento para rapazes nascidos em 2001 pode ser feito via site www.alistamento.eb.mil.br, ou na Junta de Serviço Militar de Coronel Fabriciano (rua Pedro Nolasco, Centro – 2º andar da Terminal Rodoviário).

O certificado emitido pelo órgão militar é exigido para matrícula em curso superior, inscrição em concursos públicos, solicitação de passaporte entre outras situações. Sem o documento, o jovem também fica impedido de obter carteira profissional. Para alistar-se são exigidos os seguintes documentos: certidão de nascimento/casamento e identidade sem abreviatura (original e xerox), CPF e comprovante de residência (conta de água, luz e telefone) e possuir e-mail para quem fizer o alistamento via site.

A Secretária da Junta Militar de Coronel Fabriciano, Elenir Maria Lopes Almeida, reforça a importância do documento e orienta quanto ao prazo de fazer o alistamento. “Após o dia 30 de junho, caso não se aliste, o jovem fica em débito com o Serviço Militar. E para regularizar a situação deverá pagar multa, para depois conseguir o alistamento”, reforça.

A profissional ainda pontua que, após o alistamento, é necessário que o jovem compareça a Junta Militar para requerer o Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI. “Como a cidade de Coronel Fabriciano não conta com ‘Tiro de Guerra’, os jovens são dispensados do serviço militar, mas precisam requerer o CDI, documento que é obrigatório para o homem até completar os 46 anos de idade”, completa. O documento final fica pronto em 60 dias, até lá, a Junta Militar emite um certificado provisório.

Quem perder o prazo deverá se alistar da mesma forma, porém, terá de pagar multa. Quem já passou dos 18 anos e ainda não se alistou ou precisa da segunda via do documento, deve procurar a Junta Militar de Fabriciano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário