Cantor Serguei morre em Volta Redonda aos 85 anos

TV Brasil


Serguei morreu em Volta Redonda, aos 85 anos

Morreu hoje (7) o cantor Serguei, aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital Regional do Médio Paraíba Doutora Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Sofria de Alzheimer e foi transferido no mês passado de Saquarema, onde morava, para Volta Redonda. A causa da morte não foi divulgada.

Filho de um executivo da IBM e de uma dona de casa, Sergio Augusto Bustamente, Serguei, é considerado o roqueiro mais antigo do Brasil. Nascido em 8 de novembro de 1933, até pouco tempo ainda estava em atividade com a sua banda Pandemonioum, em shows pelo país.

Entre as fa√ßanhas contadas pelo artista, consta que assistiu ao lend√°rio festival de rock em Woodstock, nos Estados Unidos, nos anos 1960; ciceroneou Janis Joplin em sua visita ao Brasil, e √© considerado cantor oficial do grupo Hell’s Angels.

Serguei cresceu na Tijuca, na zona norte do Rio, mas na adolesc√™ncia foi morar com a av√≥ materna no Estados Unidos. Ganhou o apelido de Serguei na inf√Ęncia porque um amigo, que era russo, n√£o conseguia pronunciar o seu nome correto.

De volta ao Brasil, tentou emprego como banc√°rio e comiss√°rio de bordo, mas percebeu que sua voca√ß√£o era a m√ļsica. No seu curr√≠culo, est√£o apresenta√ß√Ķes nas edi√ß√Ķes do Rock in Rio em 1991 e em 2001.

Fixou residência em Saquarema, na Região dos Lagos, no estado do Rio, onde transformou a sua casa em um museu do rock.

Divino do rock
Em uma entrevista em 2007, contou como conheceu o ritmo. “Foi uma quest√£o de feeling, de ouvir e pensar: “Que isso? Ah, que legal!’ Conheci Chuck Berry e seu rhythm and blues e a batida do rock ‘n roll, Little Richard e a sua beleza n√£o s√≥ f√≠sica, mas com charme e glamour, o que j√° n√£o tem mais por a√≠. [A m√ļsica] ‘Rock Around the Clock’ marcou muito a minha vida”, disse.

Na adolesc√™ncia, Serguei morou em Nova York e, antes de seguir a carreira musical, trabalhou como comiss√°rio de bordo de empresas de avia√ß√£o, e, de acordo com uma de suas biografias, foi demitido por insistir em cantar rock para os passageiros, no sistema de som das aeronaves. “Era um hippie de jet-set. Pensava: como √© que eu vou viajar o mundo?”, dizia.

Em 1982, mudou-se para Saquarema, onde criou o Templo do Rock. Al√©m de receber h√≥spedes, permitia que os visitantes acampassem no quintal. Costumava marcar presen√ßa nos encontros de motociclistas e festivais de m√ļsica independente para incentivar os novos talentos.

"Divino do rock"
Serguei dizia ter dois v√≠cios: o rock e o sexo. Nos anos 2000, revelou, em uma entrevista, ser pansexual e afirmava ter tido um relacionamento com a estrela do rock Janis Joplin. “Era uma mulher baixinha e muito chata, porque era muito mandona e ia do 8 ao 80, uma garota rebelde. Mas nunca ningu√©m cantou ou vai cantar como ela”, afirmava.

Na mesma √©poca, ouviu de um f√£ que ele era o “divino do rock” e, a partir de ent√£o, pedia para ser tratado dessa forma.

O pr√≥prio Serguei contava o motivo: “J√° me chamaram de tudo, de arquivo, dinossauro e tudo. A√≠, dia desses passou um garoto l√° em Novo Hamburgo e falou: ‘Serguei, voc√™ √© divino!’. Lembrei da Elizeth Cardoso, a Divina, e gostei.”

*Colaborou Victor Ribeiro, repórter da Rádio Nacional

(Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Coment√°rios

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENT√ĀRIO