PREF IPATINGA KITS ESCOLARES 02 - 728X90

07 de junho, de 2019 | 11:38

Pesquisa escolar deve ir além do Google

Uso da curiosidade a favor da aprendizagem motiva crianças para pesquisa





Desde a popularização da internet e a facilidade que o Google possibilitou para a busca de informações, o termo “pesquisa” se tornou trivial. Nas escolas, a pesquisa passou a ser o simples ato de copiar e colar o conteúdo, sem indicações de fontes e muito menos o emprego de aspas. “Esse é um quadro que precisa ser mudado. A criança - que tem paixão inata pela descoberta - precisa ver a pesquisa como fator instigante de sua curiosidade. Por isso, não se deve dar a resposta pronta: é preciso alimentar a curiosidade, motivá-la a descobrir as saídas e orientá-la na investigação até conseguir o que se procura”, alerta Joseph Razouk Júnior, diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino.

Um estudo realizado pelo Centro de Neurociência da Universidade da Califórnia, em 2014, mostra que a curiosidade nos ajuda a aprender e ainda torna o processo prazeroso. “A curiosidade recruta o sistema de recompensas e as interações entre esse sistema e o hipocampo colocam o cérebro em um estado em que você tem mais chances de aprender e reter informações, mesmo que essas informações não sejam de particular interesse ou importância” conta Charan Ranganath, autor da pesquisa.

Para aproveitar a curiosidade no momento do aprendizado e aumentar a qualidade das pesquisas escolares, a solução tem sido a inserção de conceitos de pesquisa científica desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em estudos publicados em 2001, Paulo Freire afirma que “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. Para ele, o educador deve respeitar os saberes dos educandos adquiridos em sua história, estimulando-os à superação por meio do exercício da curiosidade que os instiga à imaginação, observação, questionamentos, elaboração de hipóteses e chega a uma explicação epistemológica.

“Quando pensamos em pesquisa escolar, frequentemente lembramos dos trabalhos em que transcrevíamos um texto ou parte dele, obtido de uma referência, mas a pesquisa vai muito além disso: é por meio dela que investigamos causas, elaboramos e testamos hipóteses, formulamos e resolvemos problemas. Por este motivo, ela deve ser incentivada desde a infância”, sinaliza a mestre em Matemática e assessora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Flavia Mescko Fernandes. Para ela, o grande desafio é desmistificar o conceito de pesquisa e ressignificar o termo, abolindo o hábito de copiar e colar e ensinando a forma correta de pesquisar.

Flavia ministra o workshop “Você sabia? Usando a curiosidade como um motivador da aprendizagem”, para professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental. “No curso, nós usamos as etapas sugeridas para a pesquisa acadêmica e transpomos para a pesquisa escolar, dentre elas estão as etapas de delimitação do tema, problema, hipóteses, fundamentação teórica, metodologia, coleta, análise e interpretação de dados”, expõe. A curiosidade é explorada logo na etapa inicial: do problema que motivará a pesquisa. “É ele que vai gerar as dúvidas, as inquietações para as respostas que consideramos serem verdadeiras frente ao conhecimento prévio que temos do assunto”. Ao passar por todo esse processo de elaboração de uma pesquisa da maneira mais adequada, o estudante consegue chegar ao Ensino Médio e ao Ensino Superior tendo uma base mais consolidada e preparada.

O workshop “Você sabia? Usando a curiosidade como um motivador da aprendizagem” faz parte do Programa de Cursos do Sistema Positivo de Ensino, um dos serviços da Assessoria Pedagógica para professores das escolas conveniadas, que acontece em 48 cidades distribuídas pelo país com 5.428 horas de cursos presenciais e mais de 3 mil horas de cursos EAD.

(Sistema Positivo de Ensino)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

07 de junho, 2019 | 13:17

“O problema é que alguns professores estão estudando e preparando aulas apenas pelo google e, para piorar, acreditam que tudo que está na Wikipedia, onde todos, inclusive eu e minha grande mediocridade, podemos editar qualquer assunto, é verdadeiro.”

Envie seu Comentário