04 de junho, de 2019 | 16:30

Fazer Dieta é caro?

Nayara Zimer *

É muito comum nos dias de hoje ver pessoas influenciadas por outras pessoas ou personagens em mídias sociais, que pregam uma alimentação “saudável”, extremamente cara e que foge completamente da realidade de muitos. Sem as devidas instruções, uma massa considerável começa a imitar a alimentação dessas celebridades e vê seus rendimentos indo embora diante de alimentos importados, suplementos (muitas vezes desnecessários) e tantos outros milhares de produtos que existem no mercado.

Com o passar do tempo, esse estilo de vida “imitado”, começa a não fazer muito sentido financeiro, para muitas pessoas. Então com a mentalidade de que dieta é coisa cara, elas voltam com todo impulso aos alimentos ultraprocessados, pouco nutritivos, mais baratos e nocivos à saúde. Estudos mostram que, pessoas sem as devidas instruções nutricionais primárias tendem a ganhar e perder peso, num efeito sanfona de grande prejuízo à saúde, justamente pelo fato de terem experiências baseadas em informações de pessoas comuns e não em informações de profissionais capacitados a instruí-las da melhor forma. Fazer Dieta é caro?

Para quem faz dieta, normalmente sai caro, analisando por vários ângulos. Quando falamos dieta, a expressão vai muito além da palavra em si, dieta remete a negação, abstinência, privação eterna, alimentação restritiva e monótona, com data para começar e terminar.

Quando entramos no âmbito do comportamento alimentar e pensamento, trabalhamos estilo de vida, aumento do leque alimentar ao invés de restringir, fazer trocas saudáveis com sabor e qualidade, investir na saúde como um todo e não somente um número menor na balança, aí sim abrimos uma janela e várias portas na mente e na vida cotidiana dos pacientes.

O que normalmente sai caro é o consumo de álcool semanalmente, o fastfood do fim de semana, o refrigerante do dia a dia, o sorvete da padaria, entre tantas outras infinitas opções que a indústria e o comercio coloca a disposição.

Saber equilibrar tudo isso é entender o que é regra e exceção, é fazer do dia a dia um investimento em qualidade de vida, é se atentar para você, sim você mesmo. Nutrição consciente é sabor com qualidade. Não sai caro quando você consome alimentos característicos da sua região, frutas da estação, mantém uma mini horta em casa ou quando se gasta 60 minutos do domingo organizando a alimentação da semana. O tempo é formado por partículas de segundos, assim como nossa saúde deve ser.

* Nutricionista (CRN9:19002). Graduada em nutrição pela faculdade Pitágoras de Ipatinga. Pós-graduanda em Nutrição Oncológica - Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduanda em Nutrição Materno infantil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário