PREF IPATINGA KITS ESCOLARES 02 - 728X90

02 de junho, de 2019 | 20:00

Como escolher o esporte certo para seu filho?

Atividades físicas são excelentes para a saúde, bem-estar, desenvolver habilidades sociais e gastar energia. Confira algumas dicas de esportes que combinam com o perfil de cada criança

No Brasil, quase metade da população (47%) não faz atividades físicas suficientes para sair da taxa do sedentarismo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foram divulgados em 2018. O recomendado é realizar ao menos 150 minutos de atividade moderada ou intensa por semana.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Anjo da Guarda, Marcelo Novak, o pouco estímulo ao esporte durante a infância pode ser um dos fatores que explica os baixos índices apontados pela OMS. “Nos primeiros anos de vida, o esporte é essencial para desenvolver a coordenção motora das crianças e é nesse momento que surge também a aptidão em diferentes atividades físicas que pode evoluir para a vida adulta, por exemplo”. Por isso, Novak recomenda que diferentes esportes sejam apresentados aos pequenos para que a criança possa testar e experimentar o que mais gosta.

Confira algumas dicas do especialista para adequar o esporte à personalidade da criança:

Depende da idade: para os pequenos, o ideal são atividades físicas que não envolvam estratégias e regras complicadas. O foco nos primeiros anos é estimular a coordenação motora, socialização e movimentação. Capoeira, aulas de dança, judô e circo podem ser boas opções pra iniciar crianças a partir de três anos de idade.

Questão de personalidade: esportes individuais ou em grupo? Atividades que pedem estratégia ou esforço? Cada modalidade tem características que podem se adaptar melhor para diferentes tipos de perfil. Entender a personalidade da criança auxilia nesse momento de estimular pontos fracos ou reforçar a autonomia e a autoconfiança, por exemplo.

Tempo e investimento: é importante que o esporte caiba no tempo e no orçamento familiar, para que não vire um problema. Alguns esportes coletivos pedem mais dedicação de tempo, como torneios, viagens e grande quantidade de treinos. Outras atividades podem exigir equipamentos mais caros como esgrima, por exemplo.

O atleta mirim é quem manda: experimentar é a palavra-chave. Permitir que a criança explore diferentes atividades para descobrir o que gosta mais e onde se sente mais confortável é uma jornada de descobrimento importante. O apoio e suporte dos pais são essenciais para o equilíbrio entre a descoberta e a persistência diante dos desafios. E acima de tudo, é bom lembrar que esporte é sinônimo de saúde e diversão!

(PG1)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário