Saúde mental é tema do 12º Salão do Livro

Evento literário aborda o processo psíquico “sublimação”, com atrações culturais realizadas de 11 a 16 de junho em Ipatinga

Divulgação


Atividades do salão do livro serão promovidas no Centro Cultural Usiminas

Arte e literatura são caminhos para alcançar a saúde emocional? A 12ª edição do Salão do Livro Vale do Aço responde essa pergunta discutindo o tema “sublimação”. O evento literário de representatividade no Leste mineiro retorna a Ipatinga e região, entre 11 e 16 de junho, com programação centralizada no Centro Cultural Usiminas. Realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da Usiminas, o evento traz espetáculos teatrais e musicais, oficinas, contações de histórias, exposições, bate-papos com escritores, lançamentos de livros, Biblioteca Volante do Sesc em Minas , além da tradicional Feira do Livro. Todas as atividades são gratuitas e estão no www.salaodolivrovaledoaco.com.br.

De acordo com a psicóloga e curadora do 12º Salão do Livro Vale do Aço, Marta Alencar, a “sublimação” é uma das saídas encontradas por quem sofre com adoecimento emocional para ser aceito na sociedade, proporcionando uma autoestima positiva. “Trata-se de um processo psíquico gerado por desejos que não podem ser realizados. Esse sentimento é desviado ou transformado em criações artísticas e culturais como pintura, literatura, dança, esportes. Por meio da sublimação, algumas pessoas conseguem exteriorizar seus sentimentos, suas angústias e muitas vezes transformar essa energia negativa em algo bom, aceito pela sociedade”, explica Marta.
“Acreditamos que a arte liberta. E discutir a inclusão de pessoas que se sentem impedidas de fazer o que desejam porque são diferentes é mais um dos importantes objetivos do nosso Salão. Nesta edição, provocamos uma reflexão sobre ‘sublimação’, por ser assunto de estudos que comprovam o quanto a arte e a literatura ajudam a vencer barreiras e, de fato, mudam a realidade das pessoas”, frisa a produtora executiva do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, comemora a parceria com o Salão do Livro em mais uma edição. “Instituto Usiminas e Salão do Livro firmaram laços e o projeto se tornou a maior feira literária do Leste de Minas Gerais, exercendo um importante papel no incentivo à leitura para comunidade e escolas, além da formação de educadores. Por tudo isso, nos orgulhamos em apoiar iniciativas como esta, que vão ao encontro da essência da nossa atuação”, afirma.

Programação

A programação do 12ª Salão do Livro apresentará projetos, publicações, oficinas, exposições e espetáculos que mostram a relevância da arte como um importante mecanismo de crescimento pessoal e de transformação da sociedade.

O ponto alto da programação noturna está nos debates com escritores, realizados entre 12 a 14 de junho, às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com entrada gratuita. Na quarta-feira (12), Raquel Souza - Floramanga e a médica Aparecida Xavier conduzem o bate-papo sob o tema “Histórias, Integração Sensorial e a Formação do Imaginário - Novos Caminhos para Abordagem do Espectro Autista". O poder das histórias e do imaginário para crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) será enfatizado durante a roda de conversa.

Na quinta-feira (13), será a vez do artista visual João Pinheiro e da professora Sirlene Barbosa abrirem uma reflexão sobre o papel da mulher negra na literatura. O bate-papo terá como viés a obra “Carolina - Uma Biografia em HQ”, que narra a história de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), escritora, negra, mulher, que publicou livros de sucesso, tendo a sua principal obra literária traduzida em diversas línguas. Na sexta-feira (14/06), o jornalista Jairo Marques e o artista plástico Marcelo Xavier comandam o debate sobre a acessibilidade para cadeirantes nas grandes metrópoles. As inscrições para os bate-papos podem ser feitas pelo telefone 31 98324 4860 (Claro).

Oficinas

Voltadas para educadores, crianças e famílias, as oficinas recreativas do Salão do Livro vão apresentar diversas formas de exteriorizar os sentimentos por meio da arte. Em “Corações Solidários”, ministrada por Marta Alencar, no dia 12 de junho (quarta-feira), às 10h e às 14h, crianças a partir de 5 anos poderão participar de uma dinâmica criativa e conversar sobre diversidade. E Diego Hemétrio leva “Musicaliza-ação”, no dia 14 de junho (sexta-feira), também às 10h e às 14h, para educadores e demais interessados. Ambas oficinas serão no Shopping Vale do aço.

Sábado e domingo (15 e 16), as crianças vão aprender a fazer brinquedos na oficina “Brinquedos de Papelão”, com Gustavo Mobri. No sábado, às 10h, Marcelo Xavier traz a oficina “Construindo Personagens de Massinha”. E domingo, às 14h30, Assis de Zévila e equipe Eco Planet trazem a oficina Cantinho Ambiental. Inscrições para as oficinas na Secretaria Executiva do Salão do Livro Vale do Aço, pelo telefone 31 98324 4860 (Claro).

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO