01 de junho, de 2019 | 13:00

Apenas 20% fizeram a biometria eleitoral em Coronel Fabriciano

Mais de 60 mil eleitores ainda não compareceram, alerta o Cartório da 97ª Zona Eleitoral

Divulgação TSE
Mais de 60 mil eleitores ainda não compareceram, alerta o Cartório da 97ª Zona EleitoralMais de 60 mil eleitores ainda não compareceram, alerta o Cartório da 97ª Zona Eleitoral

A biometria eleitoral já é uma realidade no Vale do Aço desde o ano de 2017, porém, até o fim deste mês de maio, apenas 20% do eleitorado do município de Coronel Fabriciano já tinha se recadastrado. Mais de 60 mil eleitores ainda não compareceram, alerta o Cartório da 97ª Zona Eleitoral.

O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Além disso, serve para atualizar o cadastro dos eleitores. A principal vantagem é a segurança, pois ajuda a prevenir fraudes. Ele garante que cada pessoa seja única no cadastro nacional, descartando a possibilidade de um cidadão se passar por outro no ato de votar.

Embora o recadastramento ainda não seja obrigatório para Coronel Fabriciano, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais incentiva o eleitor a fazer a biometria o quanto antes, a fim de se evitar longas filas e, principalmente, para ser identificado com mais segurança nas urnas.

O chefe de Cartório, Arnaldo Brasileiro, esclarece que o procedimento é simples, rápido e gratuito, e consiste na coleta de assinatura, foto e impressões digitais dos eleitores. Não é necessário levar fotos ou mesmo cópias de documentos.

Para facilitar, o interessado pode ligar para o telefone 148 e agendar dia e horário para ser atendido. O eleitor deverá apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência recente (por exemplo, uma conta de luz, água ou telefone emitida dentro dos últimos 3 meses). O comprovante de quitação com o serviço militar será exigido somente para homens, com 18 anos ou mais, que forem fazer o título pela 1ª vez.

O Cartório Eleitoral de Coronel Fabriciano está localizado na Rua Pedro Nolasco, 506, Centro, e funciona de segunda a sexta, no horário das 12 às 18 horas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário