31 de maio, de 2019 | 07:06

Terceira Divisão do Mineiro terá dezesseis clubes

Os 16 clubes participantes serão divididos em 4 grupos de 4 equipes cada

Wôlmer Ezequiel/Arquivo DA
Ipatinga comemorou o título da Terceira Divisão do Campeonato Mineiro em 2017Ipatinga comemorou o título da Terceira Divisão do Campeonato Mineiro em 2017

O Campeonato Mineiro da Terceira Divisão versão 2019 terá dezesseis participantes. Essa foi uma das definições do Conselho Técnico realizado na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF). Os 16 clubes participantes serão divididos em 4 grupos de 4 equipes cada, se enfrentando em dois turnos dentro do próprio grupo (ida e volta). Os dois melhores colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final, quando os confrontos serão definidos de acordo com o desempenho na primeira fase (1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º).

A semifinal e a final seguirão a mesma lógica, sempre considerando o desempenho na fase classificatória para formação dos confrontos. Os clubes de melhor campanha decidem em casa e têm a vantagem de dois resultados iguais para se classificarem.

Grupos

Os grupos foram definidos com a regionalização do campeonato, mantendo equipes de cidades próximas se enfrentando na primeira fase.

⚽Grupo A⚽
Pouso Alegre
Atlético Três Corações
Santarritense
Figueirense

⚽Grupo B⚽
Mamoré
Araguari
Pirapora
SE Patrocinense

⚽Grupo C⚽
Ponte Nova
Boston City
Bétis
União Luziense

⚽Grupo D⚽
Coimbra
Minas Boca
Betim
Inter de Minas

O início do campeonato será no dia 10 de agosto, com a finalíssima prevista para 27 de outubro.


Idade

O campeonato será disputado por atletas sub-23, com a possibilidade de inclusão de até 5 atletas com idade acima de 23 anos por equipe. Por regulamentação da CBF, poderão ser incluídos 5 atletas amadores de até 20 anos de idade por clube.

Os clubes foram alertados sobre a preparação dos campos de jogo e foi reforçada a importância da qualidade dos palcos onde serão realizados os jogos, com vistorias previstas em todos os estádios antes do início da competição.

Transmissão

A Terceira Divisão do Campeonato Mineiro 2019 terá transmissão de todas as partidas pela TV FMF, na plataforma MyCujoo, levando o futebol de Minas Gerais para todo o mundo via internet.

Novidades

Alguns clubes são novidades na competição. O Coimbra, por exemplo, estará em campo com seu time B, de vez que o chamado “Coimbra A” classificou-se para o Módulo A de 2020 sagrando-se campeão do Módulo B (o vice foi o Uberlândia, que também subiu). Deve ser um dos clubes mais estruturados e um dos favoritos ao acesso.

O Boston City é outra novidade. É o antigo Trio FC, fundado em Coronel Fabriciano, que foi negociado com investidores do meio do futebol, sediados em Manhuaçu. O Ponte Nova também terá apenas o nome da cidade, sendo que atuará em Governador Valadares, pois igualmente foi encampado por dirigentes valadarenses, que tentarão ocupar o espaço deixado pelo Democrata-GV, que foi rebaixado à Terceira Divisão este ano após a utilização de jogador irregular no Módulo B.

A SE Patrocinense é outra novidade, criada em Patrocínio como concorrente do Patrocinense, que está no Módulo A. Outro novato é o Figueirense, de São João Del Rei, concorrente do Athletic, que está no Módulo B. O Atlético de Três Corações retoma suas atividades profissionais após alguns anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário