Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de maio, de 2019 | 06:57

Chorinho do Vale em Ipaba

Espetáculo musical vai percorrer quatro cidades do Vale do Aço

O chorinho brasileiro, um estilo peculiar de interpretar uma infinidade de gêneros musicais, vai tornar festivas algumas noites do mês de junho em cidades do Vale do Aço, que vão receber o projeto Chorinho do Vale.

A iniciativa consiste na apresentação de shows com o Choro do Vale, grupo musical de Ipatinga que traz no repertório composições de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazaré, dentre outros músicos homenageados pelo projeto. Os arranjos levam a assinatura de Rubinho do Bandolim.

Divulgação
O quarteto Choro do Vale irá interpretar canções que surgiram em meados do século 19 no BrasilO quarteto Choro do Vale irá interpretar canções que surgiram em meados do século 19 no Brasil
O primeiro espetáculo será realizado em Ipaba, no sábado (1), às 20h, na Praça Padre José Lanzillotti, no Centro da cidade, em frente à sala multicultural do Contém Cultura.

‘É uma honra para nós receber a estreia desse projeto que leva a cultura do choro para as cidades do colar metropolitano do Vale do Aço. Sem dúvida, será um momento de aprendermos mais sobre esse importante gênero musical, reunindo arte, cultura e lazer.

O evento também vai promover encontros de famílias ipabenses e de amigos que vão poder desfrutar de boa música’, comenta Diego Reis, secretário de Desenvolvimento Social e Econômico da cidade. Para ele, o Chorinho do Vale também vai animar o turismo em Ipaba, um setor ao qual a gestão municipal vem se dedicando.

Lúdico e didático
O Chorinho do Vale terá um cunho lúdico/didático, as interpretações das músicas são antecedidas de breves informações sobre os autores, período em que foram compostas e algumas curiosidades sobre as obras.

O propósito é musicalizar a história do choro por meio da execução das composições em ordem cronológica, contextualizando cada trabalho musical, facilitando a compreensão sobre fatos que inspiraram as criações.

O Chorinho do Vale é uma produção de Leila Cunha (Fino Trato) e o projeto conta com o patrocínio da Cenibra (Lei Federal de Incentivo à Cultura) e apoio das prefeituras municipais de Ipaba, Antônio Dias, Periquito e Belo Oriente, por onde o projeto irá passar nas próximas semanas.

‘A música é um instrumento cultural transformador, carrega a história, resgata a identidade cultural, promove integração e reflexão. É pensando assim que a Cenibra firma parceria e patrocina o projeto’, diz Leida Hermsdorff Horst Gomes, coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, também responsável pelo instituto Cenibra.

Choro do Vale
Composto pelos músicos Wellington Assunção (bandolim), Fabiano Cruz (violão sete cordas), Marcelo Almeida (pandeiro) e Carlos Vinícius Abreu (cavaquinho), o Choro do Vale foi criado há 12 anos em Ipatinga.

O grupo valoriza e divulga o choro brasileiro, aliado ao samba de raiz e o baião. No repertório, relembra clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Zequinha de Abreu, dentre outros. Já se apresentou em eventos como o Festival Roda Viva, Comida di Buteco e Ipatinga Live Jazz.

SERVIÇO:
Chorinho do Vale
Sábado (1) – 20h
Praça Padre José Lanzillotti
Centro – Ipaba (em frente ao Contém Cultura)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário