29 de maio, de 2019 | 09:09

Formação em artes visuais no Vale do Aço

Palestra e curso gratuitos serão ministrados no Teatro Zélia Olguin, em junho

Para promover e mapear a produção em artes visuais na região, o Projeto Artes Visuais no Vale do Aço oferecerá nos dias 7, 8 e 9 de junho palestra e curso gratuito no Teatro Zélia Olguin. Na sexta-feira (7) haverá a palestra “Mecanismos de seleção em artes visuais”, às 19h.

No sábado e domingo (8 e 9), das 10 às 12h e das 14 às 18h, será ministrado o curso “Criação de Portfólio”. O Projeto Artes Visuais no Vale do Aço tem patrocínio da Usiminas (Lei Estadual de Incentivo à Cultura).

Divulgação/ACS CCU
O professor Sebastião Miguel vai ministrar palestra e cursoO professor Sebastião Miguel vai ministrar palestra e curso
As duas atividades serão ministradas pelo artista e professor Sebastião Miguel, bacharel em artes plásticas pela UEMG, especialista em arte e contemporaneidade pela Escola Guignard (UEMG), mestre em arte e tecnologia da imagem pela UFMG e doutor em arte contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (Portugal).

A palestra “Mecanismos de seleção em artes visuais” faz uma retrospectiva dos processos de seleção da produção em artes visuais: salões de arte, editais, leis de incentivo, residências artísticas, mapeamentos e ações coletivas, entre outros.

E leva a perceber e refletir sobre o trajeto e a transformação dos formatos de iniciativas e ações de inserção da produção artística em artes visuais. Os interessados em participar podem fazer agendamento gratuito pelos telefones: 3824-3731/3822-2215.

O curso “Criação de Portfólio” aborda aspectos normativos e formais para construção de um portfólio: como apresentar a produção artística de modo consistente e ver neste instrumento uma forma de tornar legível a obra e seu processo de concepção. Os interessados no curso devem encaminhar nome completo, RG e telefone para o e-mail [email protected].

Divulgação/ACS CCU
O Instituto Usiminas promove importantes ações para formação de artistas visuais no Vale do Aço, incluindo quatro edições do Prêmio Usiminas de Artes Visuais, com bolsa para formação de artistas; Seminário com estudos em História da Arte e Arte Contemporânea; Fórum de Arte Contemporânea com a criação de um grupo de bolsistas do Vale do Aço, palestras e oficinas abertas a comunidade; além de três residências artísticas.

O Projeto Artes Visuais no Vale do Aço retoma o trabalho de formação para novos artistas e atualização de profissionais. A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, salienta a importância da iniciativa de uma formação gratuita e de alta qualidade.

“O Instituto Usiminas já revelou grandes talentos da arte em ações passadas. Agora, convida os interessados a aproveitarem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, se atualizarem e trocarem experiências”, conclui a diretora.

SERVIÇO:
Teatro Zélia Olguin
- Sexta-feira (7) – 19h
Palestra “Mecanismos de seleção em artes visuais”
Classificação livre. Entrada gratuita, mediante agendamento na Ação Educativa: 3824-3731/3822-2215

- Sábado e domingo (8 e 9)
Das 10 às 12h e das 14 às 18h
Curso Criação de Portfólio
Os interessados devem encaminhar nome completo, RG e telefone para o e-mail [email protected]. Sujeito à disponibilidade de vagas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário