28 de maio, de 2019 | 14:00

Mastigação, investir nela é ampliar o cuidado com a saúde

Nayara Zímer *

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como estado de completo bem-estar físico, mental e social e é sabido que a saúde influencia a qualidade de vida. A saúde bucal, por exemplo, é uma importante parte da saúde em geral e do bem-estar das pessoas. A famosa expressão “a saúde começa pela boca” é verdade, mas, nesse contexto, especial atenção tem sido dada a problemas desencadeados pela má qualidade da mastigação, como cáries, má absorção/digestão, hérnia de hiato entre outros.

No que diz respeito à saúde, a alimentação é fundamental e também começa pela boca. A boca constitui o primeiro compartimento digestório e tem a trituração dos alimentos, por meio da mastigação, é também a fase inicial do sistema digestivo, que se inicia na boca, se estende até o estômago e termina com a absorção dos nutrientes no intestino delgado. Representa, assim, um dos mecanismos mais importantes da digestão. Isso nos leva a crer que não somente a ausência de doenças bucais esteja relacionada à saúde e a qualidade de vida, mas o correto e bom funcionamento da mastigação.

Atualmente convivemos com produtos muitas vezes “hiperpalatáveis” e pouco nutritivos, não saudáveis e até mesmo causadores de doenças que podem levar a falência de alguns órgãos. Não somente a alimentação está relacionada ao prazer, mas a própria mastigação em si. Quando mastigamos mais vezes os alimentos, naturalmente aumentamos nossa concentração no ato de comer e prolongamos sua duração. Assim fazendo, também usufruímos todo o prazer proporcionado pelos diferentes sabores e texturas dos alimentos.

Estudos mostram que, pessoas que mastigam mais os alimentos tendem a ser menos estressadas, isso é claramente percebido quando vemos alguém comer apressadamente, quanto mais rápido mastiga, menos tempo se percebe que tem para comer, isso se transforma em um ciclo vicioso extremamente nocivo e destrutivo, tanto fisicamente como emocionalmente, cooperando para a maior ansiedade e todos os seus desdobramentos.

Percebe-se assim que, mastigar bem os alimentos vai muito além de triturar estruturas, é alívio natural do estresse diário, cooperando de forma ampla e objetiva para prevenção e inúmeras doenças e melhorando a qualidade de vida.
Fazer mudanças pontuais no estilo de vida é algo que se pode começar a qualquer momento e os frutos sempre serão em forma de gratidão e benefício à saúde.

* Nutricionista (CRN9:19002). Graduada em nutrição pela faculdade Pitágoras de Ipatinga. Pós-graduanda em Nutrição Oncológica - Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduanda em Nutrição Materno infantil

Já publicado

Bons hábitos de higiene e alimentação podem prevenir doenças bucais
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário