23 de maio, de 2019 | 19:00

Capela Nossa Senhora Auxiliadora é reaberta após restauração

Foram investidos cerca de R$ 100 mil na restauração do prédio histórico, via Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (FMPC)

Divulgação PMCF
As obras contemplaram a recuperação do altar, telhado, piso, teto, instalações elétricas, bancos e pinturaAs obras contemplaram a recuperação do altar, telhado, piso, teto, instalações elétricas, bancos e pintura

Nesta sexta-feira (24), a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, considerada protetora do lar e da família. Em Coronel Fabriciano, a data também será marcada pela entrega da “nova” Capela Nossa Senhora Auxiliadora, Patrimônio Cultural do município que foi restaurada pela administração municipal. O prédio histórico foi construído anexo ao Hospital Dr. José Maria Morais e estava fechado desde 2011 por falta conservação.

Conforme a gestão municipal, as obras contemplaram a recuperação do altar, telhado, piso, teto, instalações elétricas, bancos e pintura. A capela também ganhou novo forro em madeira e um lustre de 12 braços, peça que era aguardada desde a sua inauguração, em 1942. A fachada foi revitalizada, sendo mantida a sua cor original. Foram investidos cerca de R$ 100 mil na restauração do prédio histórico, via Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (FMPC). Todo o projeto foi acompanhado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico.

“A capela é parte da história da nossa cidade e da região, com um grande significado religioso e cultural, e estamos muito satisfeitos por entregar mais esta obra para a população. Cuidar dos patrimônios culturais (materiais e imateriais) é preservar a história da nossa cidade para as gerações futuras”, destaca o prefeito Marcos Vinicius.

Entronização

A Paróquia de São Sebastião preparou uma programação especial para a reinauguração da Capela de Nossa Senhora Auxiliadora e em homenagem à santa. A missa ocorrerá às 19h na Co-Catedral de São Sebastião, no Centro, de onde os fiéis seguirão em procissão para a cerimônia de bênçãos da capela e entronização da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, informou a administração de Coronel Fabriciano. O ofício religioso será conduzido pelos padres Zambon (Paróco) e Evaldo. A expectativa da Paróquia é retomar as celebrações em breve, com realização de missas as quintas-feiras, às 7h.

História

Tombada como Patrimônio Cultural do município de Coronel Fabriciano (Decreto 1.033/1997), a Capela Nossa Senhora Auxiliadora foi inaugurada em 1942 como parte integrante do conjunto arquitetônico do antigo Hospital Siderúrgica – hoje, Hospital Dr. José Maria Morais. Durante muitos anos a capela foi uma das principais referências religiosas para o povoado do então Calado.

A capela foi mantida pelo hospital até por volta de 1970, quando deixou de receber celebrações. Já em 1974, o local tornou-se capela velório funcionando até início dos anos 90. Em 1997, ela foi tombada pelo patrimônio de Coronel Fabriciano e, no ano 2000, voltou a funcionar com missas todas as sextas-feiras, sendo que em 2011 ela fechou novamente após a crise financeira do hospital que levou ao encerramento das atividades.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário