EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

23 de maio, de 2019 | 10:11

Rodoviários aguardam para hoje contraproposta salarial de empresas de ônibus

Assembleia na sexta-feira decidirá se acata oferta da Saritur, Univale e Acaiaca ou mantém Estado de Greve

Alex Ferreira
Segunda-feira pela manhã trabalhadores não saíram com os ônibus e Vale do Aço teve manhã de caos no transporte coletivo Segunda-feira pela manhã trabalhadores não saíram com os ônibus e Vale do Aço teve manhã de caos no transporte coletivo

Os trabalhadores nas empresas concessionárias do transporte coletivo de passageiros no Vale do Aço (Saritur, Univale e Acaiaca), foram convocados para assembleia geral nesta sexta-feira (24), quando deverão deliberar a respeito da contraproposta salarial das empresas. A assembleia foi dividida em três horários para permitir a participação dos trabalhadores em turnos diversos, às 9h, 15h30 e 18h, na sede do Sinttrocel, em Coronel Fabriciano.

Em entrevista ao Diário do Aço na manhã dessa quinta-feira, o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rodoviários, Marlúcio Negro da Silva, informou que na segunda-feira, quarta-feira e hoje pela manhã foram realizadas reuniões com os representantes das empresas de ônibus. Desde o mês de março as partes tentam chegar a um acordo, mas a falta de entendimentos levou à radicalização, com paralisação relâmpago dos trabalhadores, no começo dessa semana.

Apesar das negociações iniciadas após a segunda-feira de caos no transporte coletivo do Vale do Aço, somente hoje será conhecida a proposta final das empresas para os trabalhadores, informa Marlúcio. O dirigente sindical acrescenta que, por enquanto, o movimento de paralisação está suspenso, para o andamento da negociação, mas faz um alerta:
Marlúcio: contraproposta das empresas, a ser apresentada hoje, vai a apreciação de trabalhadores na sexta-feira, 24Marlúcio: contraproposta das empresas, a ser apresentada hoje, vai a apreciação de trabalhadores na sexta-feira, 24

"A contraproposta que for apresentada hoje (quinta-feira), será colocada à apreciação dos trabalhadores. Se aprovada, encerra-se o Estado de Greve e o movimento. Se os trabalhadores rejeitarem a oferta das empresas, a greve pode ser deflagrada a partir de 72 horas de segunda-feira, quando o Sinttrocel informará às empresas o resultado da assembleia que será fechada na noite de sexta-feira", detalha o dirigente.

Paralisação de advertência

Na segunda-feira (20), os rodoviários fizeram no começo da manhã uma paralisação de advertência e atingiu o sistema de transporte coletivo em todas as cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço e também das cidades do Colar Metropolitano que usam o transporte coletivo para chegar ao trabalho, principalmente em Timóteo e Ipatinga.

Com a decisão das empresas em chamar os representantes para a negociação, os trabalhadores voltaram aos seus postos e os coletivos voltaram a circular, de forma gradativa, nas linhas urbanas e que atendem aos municípios vizinhos.

Já publicado:
Empresas chamam para negociação e ônibus voltam a circular no Vale do Aço
Ônibus circulam normalmente nessa terça-feira, após o caos de segunda-feira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário