Aprovados em seleção para agente prisional aguardam convocação

Com déficit de 7 mil profissionais, aprovados querem que o governador Zema agilize a chamada dos selecionados

Pessoas que participaram de um processo seletivo para agente penitenciário, promovido pelo governo de Minas Gerais, em 2018, promoveram um protesto em frente ao Hospital Márcio Cunha, quando pediram uma solução para o processo seletivo, que ficou estagnado desde o ano passado.

O intuito foi aproveitar a presença do governador Romeu Zema em Ipatinga, para pedir providências. Em todo o estado, aprovados na seleção querem sensibilizar o governador a agilizar a chamada. Eles alegam que foram aprovadas quatro mil pessoas, mas a defasagem é de sete mil agentes no sistema prisional. Por isso, o processo seletivo foi lançado em caráter de urgência.

Um dos aprovados, Guilherme Soares Barbosa pontua que participou do processo seletivo e o curso foi encerrado em fevereiro, porém houve uma turma sub judice e esse resultado saiu no mês de março. “Estamos esperando a contratação. A princípio, quatro mil vagas foram abertas em Minas Gerais e nós representamos a 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). O déficit de profissionais na área de agente prisional é grande, porém, essa contratação pode ser atrasada. Estamos preparados, passamos por todas as etapas e mais do que prontos para trabalhar. Se for preciso e estiver no nosso direito, pretendemos sim entrar na justiça”, afirma.

"Apesar da urgência, ninguém ainda foi convocado, gerando uma espera sem fim em meio à expectativa", reclama uma candidata aprovada, que procurou a redação do Diário do Aço (23). Ela conta que foi aprovada dentre as 89 vagas disponibilizadas para mulheres na região de Ipatinga.

Conforme a candidata, em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG, ficou acertado que a Secretaria de Estado de Defesa Social iniciaria a chamada de 750 agentes, mas nada disso ocorreu.

Depois o secretário de estado, general Mario Araujo divulgou, em entrevista na Rede Itatiaia de Rádio, que as convocações começariam no dia 4 de maio, mas de apenas 304 dentro dos 4.000 e, até o fim do ano seriam 750, com outras chamadas. O mês caminha para o fim e nada das convocações.

Aprovados em seleção para agente prisional aguardam convocação


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

MAIS FOTOS

Comentários

Guilherme 24 de Maio, 2019 | 11:01
Muito obrigado ao Diário do aço pela oportunidade da entrevista e visibilidade. Em especial a jornalista, Bruna e o câmera.

Convoca Zema!
Somos 4 mil!
Agentes prisionais, Minas Gerais!
Brasil!
Ariane 24 de Maio, 2019 | 07:02
Obrigada ao Diario do Aco por dar visibilidade ao nosso movimento. Somos 4 mil em todo o Estado! Convoca Zema!
Rodinei Mateus Gomes 23 de Maio, 2019 | 23:11
Renato j,
Para de falar merda,
Pelo jeito vc não conhece nada do sistema,
Então fica Caladinho.
Gilda Cristina da Silveira 23 de Maio, 2019 | 22:13
Concurso já
Roberto 23 de Maio, 2019 | 21:58
Ao leitor Renato j. Vc disse q o sistema prisional so gosta de mama na teta,kkkkk, isso deve ser recalque, deve ter tentado entra no sistema e ñ teve competência. Mas Vou ti dizer ,essa teta q vc fala é a mesma q a sociedade excluí , condena, (são os criminosos ) São esses profissionais q colocam suas vida e das famílias em riscos para deixar a vida da sociedade um pouco mais segura inclusive a sua e da sua família. Procure saber realmente a realidade dessa sofrida e arriscada profissão antes de critica, isso se vc ñ for um recalcado como falei no início.kkkk
Getúlio 23 de Maio, 2019 | 21:24
Não sei a causa da demora!!! Cair no conto do vigário infelizmente!!! "NOVO" só nome mesmo pois atitude está sendo de "VELHO" o Governador tem sido omisso com relação aos contratos encerrados. Segundo dados da própria SEAP existem mais de 566 contratos encerrados em 2018, e até final desse ano ocorrerá o encerramento de mais 787 contratos. Portanto, conclui-se que o governo, de imediato, poderia convocar 1353 candidatos aprovados somente este ano de 2019, seguindo para o ano seguinte 2020 ocorrerá mais de 497 contratos encerrados, 2021 mais 1055, 2022 mais 239, totalizando mais de 3150 contratos que iram vencer, estamos baseado na SUBSTITUIÇÃO DE RECEITA, isso somente CONTRATOS, e as pessoas que saíram por outros motivos como, novo trabalho pois não estão aguentando a pressão pelo pouquíssimo quantitativo de funcionários, aposentadoria, falecimento, etc... vamos acordar Mineiros, pois tudo pode agora, mas quando acontecer a "desgraça" com algum familiar dos senhores, iram lembrar do nosso clamor... Segurança publica o estado pede socorro, faça a sua parte agora que amanhã pode ser tarde!!!
Rafael 23 de Maio, 2019 | 19:57
A segurança pública em minas chora e clama por ajuda, #Convocazema SEAP/PMMG.
Diego 23 de Maio, 2019 | 19:03
Tem que chamar o pessoal e fazer um concurso pq contrato e instável tambem ,
hoje ta amanha nao esta.
Felipe Gustavo da Silva 23 de Maio, 2019 | 18:35
Convoca logo esses. Contratados! Precisamos de agentes pra contar marmita e entregar o dipirona!
Watson 23 de Maio, 2019 | 17:38
CONVOCA ZEMA, FAÇA DO SISTEMA PRISIONAL DE MINAS GERAIS, REFERÊNCIA PARA OS DEMAID ESTADOS BRASILEIROS.
Renato J. 23 de Maio, 2019 | 17:13
O sistema prisional deveria ser privatisado, esse povo só gosta de mamar mas tetas do governo. Foi aprovado ? Segue a vida até ser chamado...
Raphael 23 de Maio, 2019 | 16:16
Estou desempregado a espera dessa convocação #convocazema #somos4000
Cleiton Junio 23 de Maio, 2019 | 16:09
Convoca Governador Zema
Sandro Inocencio Pereira 23 de Maio, 2019 | 14:02
4000 a disposição do estado para o caos do sistema prisional.... Convoca Gov. Romeu Zema.
Paulo Fernandes 23 de Maio, 2019 | 13:54
Se depender de mim e toda a minha família e amigos o Zema não ganha nem para síndico mais. Esta acabando com o sistema prisional mineiro.
Gabriel 23 de Maio, 2019 | 13:11
Senhor governador está brincando com fogo o cárcere, não é as empresas que ele costuma dirigir empurrando com a barriga ja tiveram mais de 4 fugas em uma unidade prisional e sem efetivos não tem o que fazer até quando vai ser assim, ate a bomba estourar na mão da população. Os ASP seguram as portas do inferno, pois lá estão todos que a sociedade não querem por perto, porém da forma que está indo não vai demorar o circo pegar fogo!!!
Cícero Soares 23 de Maio, 2019 | 12:38
Gostaria que vocês fizessem uma reportagem a respeito dos agentes socioeducativo que também está parado a seleção, Que começou ano passado e até agora nada
Felipe 23 de Maio, 2019 | 12:12
O sistema prisional está em déficit de agentes....tem q chamar os aprovados no PSS.
Vai esperar acontecer alguma coisa p chamar
Raimundo Souza Silva Filho 23 de Maio, 2019 | 11:12
Parabéns Governador Zema por trabalhar em trazer recursos e emprego para Minas Gerais, mas não se esqueça da Segurança Pública, nosso Sistema Prisional está em decadência, há um déficit de mais de 7000 Agentes Penitenciários no Sistema, foram aprovados 4000 guerreiros no PSS/2018 aguardando convocação, estão aptos e qualificados para o trabalho de continuar a manter o nome de Minas Gerais como a capital onde a Segurança Pública é uma das mais eficientes do País!! CONVOCA ZEMA!!!!!
Fernando 23 de Maio, 2019 | 10:31
Que o Zema é um ótimo administrador de suas lojas isto é incontestável, ágora já como governador...
Lucelia Souza 23 de Maio, 2019 | 10:28
Fizemos o Pss juntos e queremos sermos convocados juntos...#somosquatromil...Estamos juntos até o ultimo...#convocaZema!!!!
Wanderson 23 de Maio, 2019 | 10:20
Obrigado pelo espaço.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO