20 de maio, de 2019 | 11:00

Cooperativa de Saúde promove ação no Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar

A ação envolveu todos os núcleos da unidade de saúde, desde médicos, enfermeiros e beneficiários aos setores administrativos

Divulgação
Uma dupla de palhaços percorreu os corredores da unidade, reforçando os objetivos da campanhaUma dupla de palhaços percorreu os corredores da unidade, reforçando os objetivos da campanha

Conscientizar pacientes, cooperados, funcionários e agentes da saúde sobre a importância do controle de infecções hospitalares. Esse foi o foco da campanha em alusão ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, realizada na última semana pela Unimed Vale do Aço no Hospital Metropolitano. A ação envolveu todos os núcleos da unidade de saúde, desde médicos, enfermeiros e beneficiários aos setores administrativos.

Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente na unidade de saúde, podendo se manifestar durante a internação ou após a alta. Em alguns casos, principalmente se associados ao tempo de internação e a gravidade, é causa importante de morbidade ou mortalidade. Um relatório recente, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que em países de alta renda, 7% dos pacientes vão adquirir alguma infecção durante a internação hospitalar. Esse índice sobe para 10% em países de renda baixa.

No HMU, a campanha, desenvolvida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), foi realizada em dois momentos: tanto no Dia Mundial de Higienização das Mãos, em 5 de maio, quanto no Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, celebrado em 15 de maio. Para alcançar resultados de conscientização, uma dupla de palhaços do Expresso Graça percorreu os corredores da unidade, reforçando os objetivos da campanha.

“Ao trazer os palhaços, quisemos mostrar que não estamos aqui só para cobrar de uma maneira formal. Há várias formas de envolver os profissionais da saúde e pacientes. Os artistas transformam o aprendizado em algo mais lúdico e interativo, passando a mensagem ao público-alvo de uma maneira mais divertida”, afirmou Weslanda Marques, enfermeira do SCIH.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário