Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de maio, de 2019 | 10:00

Audiência Pública atesta sucateamento das agências do INSS

onforme o deputado, o sistema está migrando para o atendimento digital

Divulgação
Encontro debateu a situação do INSS, a pedido do deputado Celinho do SinttrocelEncontro debateu a situação do INSS, a pedido do deputado Celinho do Sinttrocel

Em reunião realizada na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, pela Comissão do Trabalho, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas, requerida por seu presidente, o deputado Celinho do Sinttrocel, foi atestado que está em andamento o sucateamento da estrutura do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em todo o país. O encontro ocorreu dia (17.)

Conforme o deputado, o sistema está migrando para o atendimento digital. “Eu compreendo isso, mas não se pode comprometer os atendimentos reais, sem um entendimento com a sociedade”, criticou.

Com a participação do gerente Executivo da Superintendência Sudeste do INSS, Ricardo Orlando Sales, foi revelado que esta migração vem provocando o desmonte do atendimento presencial nas agências, o que tem, na verdade, comprometido a qualidade no atendimento por parte do órgão. “Isso ocorre em todo o Brasil”, reiterou o gerente.

O deputado Celinho inquiriu e o gerente do INSS informou, que, atualmente, existem mais de 6 mil processos represados nas agências do Vale do Aço, que tiveram redução no quadro de funcionários nos últimos 9 anos, de cerca de 30 funcionários sem reposição. “Isso é real. Existe hoje um déficit de 16 mil funcionários no órgão, que não tem contratação há 3 anos e, aqui no Vale do Aço, a falta de admissão de pessoal já ocorre há nove anos” revelou o gerente do INSS.

Perícias

Oura questão debatida na audiência foi a transferência do serviço de perícia médica de Coronel Fabriciano para Timóteo e Ipatinga. Celinho resumiu a insatisfação que a medida causou na sociedade fabricianense e elencou a série de problemas que ela vai acarretar para a população de Fabriciano e outras cidades atendidas pela agência da cidade. O deputado enfatizou a questão da faixa de renda e etária de uma grande parcela da população atendida hoje em Fabriciano, para obtenção dos mais diversos benefícios, entre eles o BPC para idosos carentes. “Eles terão enorme dificuldade para deslocamentos, incluindo o custo financeiro para isso”, afirmou Celinho.

O gerente do INSS esclareceu que a portaria 9745/2019 modificou a estrutura regimental do INSS, transferindo do Ministério da Previdência para o Ministério da Economia o serviço de perícia médica federal. “Com isso, nós perdemos a autonomia de gerenciar esta prestação de serviço que está subordinada à Subsecretaria de Perícia Médica do Ministério da Economia”, contou. Segundo ele, a transferência dos médicos peritos da agência de Fabriciano para outras cidades foi uma decisão do Ministério da Economia e o processo de remoção dos servidores já está em andamento. Serão 8 peritos em Ipatinga, 6 em Timóteo e nenhum em Fabriciano.

O deputado Celinho reforçou os transtornos que a medida vai provocar para os beneficiários e se propôs a agendar reunião, por meio da ALMG, com a Subsecretaria em Belo Horizonte, já na próxima semana, acatando requerimentos do vereador Marcos da Luz, de Coronel Fabriciano. “Se preciso for, vamos ao Paulo Guedes, mas não podemos permitir essa medida que chega a ser cruel com Fabriciano, dada as características da população atendida aqui, em sua maioria”, destacou.

Medidas Imediatas

Na audiência foi solicitado ao representante do INSS, Ricardo Sales, que leve à Superintendência Sudeste o pleito de que faça uma manifestação por escrito, mostrando sua preocupação com remoção dos peritos de Fabriciano para as cidades de Ipatinga e Timóteo. “Além de desfalcar Fabriciano, vai piorar os atendimentos em Ipatinga e Timóteo”, reafirmou Celinho do Sinttrocel.

O parlamentar requereu a adoção de medidas que possam agilizar a análise dos processos represados e o atendimento nas agências. Ricardo Sales propôs, ao fim da reunião, a realização de um mutirão para zerar análise desses processos represados a partir de 1º de junho e afirmou que irá fazer a solicitação imediata de funcionários do órgão que desejam ser transferidos para o Vale do Aço, para reposição de quadros nas agências locais. Ele ainda se comprometeu a agilizar a realização de parcerias com entidades civis por meio dos Acordos de Cooperação Técnica, para melhorar o atendimento protocolar de documentos.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário