Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de maio, de 2019 | 14:59

Em protesto, moradores de Barão de Cocais vão usar nariz de palhaço durante simulado

Conforme documento obtido pelo MPMG, talude norte da Mina de Gongo Soco, poderá ocorrer no período de 19 a 25

Circula pela internet a informação de que os moradores de Barão de Cocais, revoltados com a falta de informações e com os transtornos causados pelos risco de rompimento do talude da Mina de Gongo Soco, irão usar nariz de palhaço irão usar nariz de palhaço, durante simulado neste sábado (18).

As mensagens mobilizando os moradores foram disparadas em mídias sociais, em grupos. “Vamos mostrar para o mundo nossa indignação. Amanhã (hoje) na hora do simulado, todos com nariz de palhaço. Vamos protestar de forma silenciosa, demonstrado toda nossa indignação com nossa. Por favor nos ajude, faça o mesmo na sua rua”, diz a mensagem.
A barragem em Barão de Cocais é do mesmo tipo da de Brumadinho, que se rompeu em 25 de janeiro deste ano, em tragédia que deixou 240 mortos e 32 desaparecidos.

Segundo a Vale, a cava da mina fica a 1,5 quilômetro da barragem e não há “elementos técnicos até o momento para se afirmar que o eventual escorregamento do talude Norte da Cava da Mina Gongo Soco desencadeará gatilho para a ruptura da Barragem Sul Superior”. A mineradora informa ainda que a cava e a barragem são monitoradas 24 horas por dia.

Conforme documento obtido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), produzido pela própria Vale, a mineradora estima que, permanecendo a velocidade de aceleração de movimentação do talude norte da Cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, sua ruptura poderá ocorrer no período de 19 a 25 de maio.
Por causa dessa informação, o MPMG alertou a Vale sobre as medidas a serem tomadas sobre a eventual ruptura da Barragem Sul Superior. O objetivo é garantir o direito de acesso a informações e que a mineradora adote imediatamente uma série de ações para deixar claro os riscos a que a população está sujeita.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário