Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de maio, de 2019 | 17:30

HMC alcança a marca de 500 transplantes renais

Conforme a FSFX, atualmente 188 pessoas estão na fila para serem transplantadas no Hospital Márcio Cunha

Divulgação
O Hospital Márcio Cunha realiza transplantes renais desde 1992O Hospital Márcio Cunha realiza transplantes renais desde 1992

A unidade de transplantes do Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), alcançou a marca de 500 transplantes renais. Investimentos feitos pela FSFX na expansão da infraestrutura e na capacitação de uma equipe multidisciplinar credenciaram o HMC como centro para captação de rins pelo Ministério da Saúde, em 1987, e de transplantes renais em 1992, ano da realização do primeiro transplante de rins no hospital. Hoje, a unidade é o único Centro Transplantador da Regional Leste, demarcada pela MG Transplantes, segundo informado pela Fundação.

“Ao longo dos anos, foi realizado um grande trabalho de desenvolvimento da unidade e da equipe multidisciplinar que atua nela, priorizando a humanização no atendimento com alto nível de sofisticação técnica, responsável pela excelência dos resultados obtidos. No HMC, o paciente é acolhido desde o início e realiza todo o tratamento no próprio hospital, passando por avaliações antes do transplante, durante o transplante e após o procedimento por tempo indefinido, tanto o receptor quanto o doador. A nossa missão é levar a saúde e o bem-estar a essas pessoas”, explica o nefrologista Carlos Alberto Chalabi Calazans, coordenador do Serviço de Transplantes renais do HMC.

Conforme a FSFX, atualmente 188 pessoas estão na fila para serem transplantadas no Hospital Márcio Cunha. O transplante renal pode ser feito por meio do doador vivo, que pode ser um parente (mãe, pai, tio, irmão, etc.) ou uma pessoa não aparentada (marido, esposa, amigo) do paciente. Nessa condição, é necessária uma autorização judicial para realizar o transplante. A cirurgia também pode ser feita a partir de um doador falecido, com diagnóstico de morte encefálica e com a permissão da família para fazer a doação.

Já publicado

HMC tem nova superintendente
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário