13 de maio, de 2019 | 16:41
Profissionais da Segurança Pública recebem treinamento do FBI
No curso desta semana, profissionais de todo o país estão sendo capacitados para atuação de inteligência no combate a organizações criminosas e crimes transnacionais, que afetam o continente como um todo
Luiza Muzzi/Divulgação Sesp
Curso ministrado por especialistas norte-americanos vai capacitar 16 técnicos da área de inteligência de Minas Gerais

Dezesseis profissionais que atuam na área de inteligência do sistema de Segurança Pública de Minas Gerais recebem, nesta semana, um treinamento ministrado por especialistas do Federal Bureau of Investigation (FBI) agência de segurança do governo dos Estados Unidos. Ao todo, 49 profissionais da área de inteligência de 22 estados e do Distrito Federal participam do curso Transnational and Organized Crime Investigations”, que teve início na segunda (13) e segue até sexta-feira (17). O objetivo é capacitar os analistas para investigações internacionais de práticas de corrupção e avaliações de envolvimento de organizações criminosas transnacionais na prática desse e de outros crimes.
Sediado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Escola Integrada de Segurança Pública, o curso é organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Os instrutores são três profissionais do FBI, oriundos de Chicago, Califórnia e Flórida e com atuação em diversos países.
No curso desta semana, profissionais de todo o país estão sendo capacitados para atuação de inteligência no combate a organizações criminosas e crimes transnacionais, que afetam o continente como um todo. Um dos exemplos é o tráfico de drogas. Dentro da América há países produtores, países que funcionam como entreposto comercial caso do Brasil , e países consumidores. Esse tipo de capacitação pode elevar o nível de trabalho de combate ao crime”, explicou o delegado José Anchieta Nery Neto, representante da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça. Os profissionais de segurança pública do Brasil estão entre os melhores no mundo, mas temos sempre muito a melhorar, para além de modelos engessados”.
O treinamento
A maior parte dos profissionais que estão participando do curso trabalha nas áreas de inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo. Mas há também representantes de outras instituições, como Agência Brasileira de Inteligência, Ministério Público Federal, Receita Federal, Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Agência Nacional de Aviação Civil, entre outras.
A Inteligência do Sistema de Segurança de Minas Gerais participa com profissionais da Sesp, do Sistema Prisional, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Além dos representantes de Minas, há analistas de inteligência de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Maranhão, Pernambuco, Tocantins, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Piauí, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Alagoas, Amazonas, Acre e Distrito Federal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Moises Alexandre Evangelista da Lourenço
07 de junho, 2019 | 23:39Quero ser do fbi”