EXPO USIPA 2025 - 728X90

11 de maio, de 2019 | 07:05

Gerente do INSS descarta fechamento de agência em Coronel Fabriciano

Os rumores começaram a surgir após as pessoas reclamarem que os atendimentos de perícias estariam sendo transferidos para a agência de Timóteo

Wôlmer Ezequiel/Arquivo DA
A agência do INSS de Coronel Fabriciano funciona na rua Boa Vista, no Centro da cidade A agência do INSS de Coronel Fabriciano funciona na rua Boa Vista, no Centro da cidade

Em meio aos rumores segundo os quais agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Coronel Fabriciano seria fechada em breve, o gerente do INSS, regional de Governador Valadares, Ricardo Sales, descartou essa possibilidade, em entrevista ao Diário do Aço.

Os rumores começaram a surgir após as pessoas reclamarem que os atendimentos de perícias estariam sendo transferidos para a agência de Timóteo.

Conforme o gerente do INSS, a informação do fechamento da agência em Coronel Fabriciano, localizada na rua Boa Vista, no Centro da cidade, não procede e a unidade vai continuar de portas abertas. “Na verdade, houve uma transferência da perícia médica de Coronel Fabriciano para Ipatinga e Timóteo. A perícia médica é federal e pertence agora ao Ministério da Economia, e o INSS preferiu redistribuir os peritos entre as agências”, informou.

O gerente acrescentou que a agência do INSS de Coronel Fabriciano contava com quatro peritos até a realização dessa redistribuição. “A partir de agora, a agência de Timóteo passa a contar com seis peritos, enquanto Ipatinga passa a ter oito peritos”.

Conforme apurado junto ao INSS de Governador Valadares, o motivo dessa transferência seria para aproveitar melhor a mão de obra nas agências de Timóteo e Ipatinga, que têm maior número de atendimentos em relação a Coronel Fabriciano já que, ao longo dos anos, o número de funcionários reduziu.

Recomendação

O Ministério Público Federal informou, em nota, que o INSS possui um déficit de cerca de dez mil funcionários, além de pelo menos nove mil servidores que podem se aposentar a qualquer momento. Com isso, há inúmeras ações judiciais questionando a incapacidade do órgão na prestação de benefícios.

“Diante desse esvaziamento do corpo de servidores do órgão, o Ministério Público Federal encaminhou, no dia 23 de abril, uma recomendação à presidência do INSS e ao Ministério da Economia para que promovam, no âmbito das suas esferas de poder, os atos necessários à reposição da força de trabalho da autarquia”, informa a nota.

No documento, o MPF recomenda ao Ministério da Economia que autorize, em prazo não superior a 30 dias, a realização de concurso público para a recomposição da força de trabalho do instituto, em quantitativo não inferior às vagas/cargos em aberto e para a formação de cadastro de reserva – inclusive para o preenchimento de postos resultantes da aposentadoria dos servidores que se encontram em abono de permanência. “Após a autorização do concurso, o INSS deverá elaborar cronograma para a realização do certame, com prazo processual não superior a 180 dias para a posse dos aprovados. A recomendação também estabelece que o Ministério da Economia, em conjunto com o INSS, realize estudos para quantificar o número ideal de vagas e cargos”, destaca o MPF.

Pedidos de pendência

Conforme o MPF, no ano passado, em resposta à progressiva diminuição do seu quadro de pessoal, o INSS estabeleceu que toda a solicitação de serviços fosse feita mediante prévio agendamento, por telefone ou pela Internet, e sem a assistência direta e presencial de servidores da autarquia. “Informações do Painel de Monitoramento do INSS relativas a março de 2018 até abril de 2019 apontam, no entanto, que há mais de 2,1 milhões de pedidos com pendência de análise”, conclui.

Procurada pelo Diário do Aço, nesta sexta-feira (10), para se manifestar acerca da realização de concurso para preenchimento do quadro de funcionários, a assessoria de Comunicação do INSS apenas informou que “essa demanda está com o Ministério da Economia”.

Mais:
Administração responsabiliza Legislativo fabricianense por inclusão no CAGEC
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário