10 de maio, de 2019 | 08:57

Chegou o Dia das Mães

Homenagens à ‘Rainha do Lar’ são feitas no segundo domingo de maio

No segundo domingo do mês de maio de 1907, os amigos de Ana Jarvis, que vivia em Webster, no estado da Florida, nos Estados Unidos, resolveram prestar uma homenagem à mãe de Ana, que havia morrido. Por sua vez, Anna Jarvis achou que todas as mães do mundo deveriam ser homenageadas junto com a sua. E assim foi feito.

GB Imagem
O Dia das Mães é uma data especial para ressaltar o amor e a gratidãoO Dia das Mães é uma data especial para ressaltar o amor e a gratidão
No ano seguinte, a comemoração repetiu-se publicamente e assim passou a ocorrer todos os anos, até que Thomas Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos, oficializou o ato comemorativo. No Brasil, a festividade foi introduzida em 1919, pela Associação Cristã de Moços, e oficializada em 5 de maio de 1932 pelo Decreto 21.336, do presidente Getúlio Vargas.

Uma pergunta deve ser feita a todos e a cada um de nós: "Qual é o exato significado dessa comemoração?"

Devemos procurar não nos deixar atingir pela publicidade exagerada daqueles que querem aproveitar a data apenas para ganhar mais dinheiro. Devemos entender que o Dia das Mães é para enaltecer o amor e a gratidão, uma data que não significa apenas comprar presentes caros, muitas vezes acima das posses de quem os oferece.

E lembrando a origem da homenagem, quando as amigas queridas da órfã norte-americana Ana Jarvis resolveram celebrar a mãe falecida, temos o dever de pensar não apenas em nossa mãe, mas em todas as mães do mundo.

É preciso pensar nas que já não têm filhos para homenageá-las, naquela que não consegue dar a seus filhos as condições mínimas de sobrevivência, ou a que passa seus dias contando o dinheiro para comprar o leite, a carne, o pão com que sustentar sua prole.

E o que dizer então das mães que são vítimas da violência doméstica? Temos o dever de pensar que é o Dia das Mães e não apenas o dia de uma só mãe.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário