Conheça 7 plataformas de cursos de libras online e gratuitos

As capacitações são em instituições reconhecidas que possuem conteúdos diferenciados

Divulgação


Quem entende a importância e busca promover a comunicação e inclusão da população de surdos do país pode iniciar esse aprendizado em qualquer hora e lugar

Diversas plataformas oferecem cursos de Libras online e gratuitos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui ao menos 10 milhões de pessoas surdas. Por isso, difundir o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para inclusão social. Quem entende a importância e busca promover a comunicação e inclusão da população de surdos do país pode iniciar esse aprendizado em qualquer hora e lugar.

Confira as opções de capacitações online para aprender libras:

USP – Universidade São Paulo

Um dos mais conhecidos, o curso de Libras gratuito da USP não exige cadastro para acessar as aulas. Todo o conteúdo fica disponível no site e-disciplinas da universidade e aborda a língua de sinais, a surdez, educação de surdos e a cultura surda. O curso é composto por videoaulas, apostilas e exercícios. A formação não oferece certificado.

Escola Virtual do Governo (EVG)

O curso de Libras gratuito da EVG possui carga horária de 60 horas. O estudante pode contar com material didático, guias práticos e conteúdo diversificado sobre a linguagem de sinais. Para quem conclui a formação é disponibilizado um certificado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A inscrição é online pelo site da EVG.

SESI - Serviço Social da Indústria

Por meio do portal online do Sesi (Serviço Social da Indústria) é possível realizar a inscrição no curso de Libras com certificado gratuito de 40 horas. O conteúdo programático aborda as noções básicas da Língua Brasileira de Sinais, aspectos históricos e legais, além de questões gramaticais da Libras.

GINEAD

O curso básico de Libras ofertado pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância possui carga horária de 50 horas. Os inscritos no curso terão acesso a aulas sobre o que é surdez, apresentação a Libras, variações linguísticas, o alfabeto brasileiro de sinais, além dos sinais para família, cores, animais, etc. A inscrição acontece pelo site do Ginead, mas o certificado é emitido mediante pagamento de uma taxa estabelecida pelo instituto.

Aplicativo Hand Talk

Disponível para Android e iOS, o Hand Talk é um aplicativo que conta com diferentes funcionalidades. Entre elas é possível que o usuário tenha um tradutor de voz e texto para libras. Além disso, o app possui um intérprete virtual chamado de Hugo que ensina termos em libras para profissões, saudações, sinais, cores, números, etc.

Librazuka

O aplicativo Librazuka tem como objetivo contribuir com a difusão do entendimento sobre a linguagem brasileira de sinais. Disponível para Android e iOS, a plataforma possui conteúdo lúdico e linguagem simples para facilitar o aprendizado.

Cursou

O Cursou é um site que reúne diferentes cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento. Na plataforma é possível encontrar cursos de Libras com e sem certificado. Para ter acesso aos cursos é necessário realizar a inscrição gratuita no portal Cursou. As formações são fáceis e rápidas e têm como objetivo oferecer acesso livre ao aprendizado em diferentes categorias.

(Agência Educa Mais Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO