09 de maio, de 2019 | 06:39

Capes suspende concessão de bolsas de mestrado e doutorado

Em ofício, encaminhado aos pró-reitores de pós-graduação, a Capes informa que a decisão foi tomada no dia 3 de maio pela diretoria executiva do órgão

Antônio Cruz / Agência Brasil
As bolsas eram de alunos que apresentaram seus trabalhos recentemente e seriam destinadas a estudantes aprovados em processos seletivos concluídos ou em andamentoAs bolsas eram de alunos que apresentaram seus trabalhos recentemente e seriam destinadas a estudantes aprovados em processos seletivos concluídos ou em andamento

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) informou nesta quarta-feira (8)) que decidiu suspender a concessão de bolsas de mestrado e doutorado. O total do corte não foi divulgado.

Em ofício, encaminhado aos pró-reitores de pós-graduação, a Capes informa que a decisão foi tomada no dia 3 de maio pela diretoria executiva do órgão. O documento é assinado pelo presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia.
As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo.

Foram atingidos benefícios em 5 programas: DS (Demanda Social); Proex (Programa de Excelência Acadêmica); Prosuc (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior); Prosup (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares); e PND (Programa Nacional de Pós-Doutorado).

As bolsas eram de alunos que apresentaram seus trabalhos recentemente e seriam destinadas a estudantes aprovados em processos seletivos concluídos ou em andamento.

Em nota, a Capes informou que o sistema de bolsas é fechado todos os meses para a geração de folhas de pagamento. No entanto, neste mês, ele não foi aberto para o “recolhimento de bolsas que estavam à disposição das instituições, mas que não estavam sendo utilizadas no mês de abril de 2019 (bolsas ociosas, ou não utilizadas)”.

O órgão defende que nenhum bolsista já cadastrado foi retirado do sistema. Afirma, ainda, que não sabe o número exato "das bolsas ociosas recolhidas".

Na prática, a decisão impede que novos candidatos recebam bolsas que tinham verba já liberadas e previstas para 2019. Segundo a Capes, o bloqueio não atinge estudantes cujos mestrados e doutorados estão em andamento. O valor mensal por estudante é de R$ 1,5 mil no mestrado e R$ 2,2 mil no doutorado.

Entre outras medidas anunciadas estão:

- Redução gradativa da concessão de novas bolsas para todos os cursos que se mantêm com nota 3 (conceito mínimo de permanência no sistema de pós-graduação da CAPES) no período de dez anos. Atualmente, 211 programas têm essa pontuação;

- Suspensão de novas bolsas do programa Idiomas Sem Fronteiras originado do Ciência sem Fronteiras.

Segundo a Capes, serão reforçadas as parcerias com o setor empresarial, para que possam ser ampliados os investimentos em pesquisa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário