07 de maio, de 2019 | 16:40

Alunos do Cefet-MG Timóteo protestam contra corte de verba

O protesto no campus em Timóteo não teve vinculação com a direção do Centro e foi iniciativa dos próprios estudantes

Divulgação
A manifestação contou com alunos vestidos de roupa preta, protestando durante o intervalo das aulas A manifestação contou com alunos vestidos de roupa preta, protestando durante o intervalo das aulas

Os alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), campus Timóteo realizaram uma manifestação contra a decisão do Ministério da Educação (MEC) de cortar 30% dos repasses para universidades e institutos federais. O protesto no campus em Timóteo não teve vinculação com a direção do Centro e foi iniciativa dos próprios estudantes.

Em entrevista ao Diário do Aço, o presidente do Grêmio Estudantil, Gabriel Moronari, informou que a manifestação realizada segunda-feira (6) contou com a participação de cerca de 150 alunos. “O protesto foi feito durante o intervalo entre as aulas e combinamos com os alunos para comparecer vestidos com roupa preta no dia do protesto, simbolizando o luto da Educação, após o anúncio do corte de 30% dos repasses”, explicou.

Gabriel Moronari acrescentou que foi realizada uma assembleia entre os alunos, na manhã desta terça-feira (7), para discutir as próximas ações. “Já estamos organizando uma manifestação com outras escolas de Timóteo para o dia 15, quando protestaremos pelas ruas da cidade”, esclareceu.

Serviços prejudicados

Em nota, o Cefet-MG demonstrou preocupação com o bloqueio de 30% da dotação orçamentária para o ano de 2019, recentemente anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). “O corte, que atinge as Instituições Federais de Ensino de todo o país, impacta fortemente o funcionamento desta instituição. Com as reduções ocorridas ao longo dos últimos anos, já foram feitos diversos ajustes internos – nos serviços de segurança e limpeza, por exemplo –, sempre buscando evitar prejuízos às atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Conforme o Cefet-MG, os novos cortes inviabilizam o pagamento de serviços básicos, como despesas com água, energia elétrica e atividades terceirizadas. “Importante destacar que, do total de recursos de manutenção e funcionamento da instituição, foram bloqueados R$ 16.983.100 em um orçamento de R$ 48.048.931 (excluída a Assistência Estudantil), correspondendo a um corte de 35,4%”, destaca a nota.

Por fim, a instituição informou que acredita na reversão dessa medida, que inviabiliza a oferta educacional em curto prazo, bem como pode comprometer o futuro da Educação Pública no Brasil em longo prazo. “Não obstante a preocupação aqui manifestada, apostamos no diálogo com o Ministério da Educação e com o Congresso Nacional para que possamos buscar outras soluções juntamente com a Associação Nacional Dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)”, concluiu a nota.

Investimento na base

No dia 30 de abril, o Ministério da Educação (MEC) anunciou um corte de 30% do orçamento das universidades e institutos. Já na quinta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o dinheiro retirado das universidades federais será investido na educação básica. Ele disse que a educação no Brasil é como uma casa com um “excelente telhado e paredes podres”.

O corte, inicialmente, seria restrito a três universidades, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em seguida, foi ampliado a todas as instituições federais do país.

Protestos já foram organizados por estudantes de várias instituições de ensino, que já anunciam paralisação de serviços, caso o plano de corte orçamentário seja executado.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mãe de Aluno do Cefet

10 de maio, 2019 | 08:18

“Como mãe, só posso me orgulhar da dedicação aos estudos da minha filha, aluna do CEFET/campus de Timóteo e de seus colegas. É triste ver um governo brincar (penalizar) com o futuro de nossos filhos.”

Lúcia

10 de maio, 2019 | 08:07

“Deus abençoe as familias que acreditam na educação como instrumento de conhecimento, formação e transformação. As crianças, jovens e adultos devem ter acesso a educação de qualidade. É fundamental ressaltar que o corte de recursos para a educação afetará creches, escolas do 1° ao 9° ano, ensino médio e universidades. Assemelha-se a um crime - senão constitucional , com certeza moral - lesar alunos, pais, familiares, professores e funcionários, que desejam a construção de uma escola com valores humanitarios, respeito, amor fraterno ao outro , com sabedoria e conhecimentos em várias áreas. Um governo que ostenta o poder de cortar recursos de áreas essenciais - com a força de uma metralhadora giratória - sem buscar diálogo com as instituições e a comunidade escolar , busca se impor pelo medo. A melhor forma de combater o medo é ter a coragem desses alunos do Cefet, de suas famílias que se dedicaram a educação de seus filhos, dos seus profissionais . A luta pela educação de qualidade é e sempre vai ser um bom combate tendo como base valores eticos, a esperança num futuro melhor pro pais. A pátria amada acolhe seus filhos com dignidade. E a luta a favor da educação nas creches, educação básica, ensino médio e superior deve ser defendida pelas famílias brasileiras pelos cidadãos de bem.Deus iluminará e protegerá a jornada de nossas crianças e jovens, o caminhar de nossas famílias em todos os momentos. E nas trevas, nos fortalecerá.”

Talokey

09 de maio, 2019 | 04:41

“Tá certo sim o Bolsonaro tem que corta e investir na educação básica sim,o Brasil é caso unico de universitários que são quase analfabetos,filho de pobre na escola não aprende a ler,esses aí a maioria tiveram escolas particulares boa parte da vida agora querem a grana da educação para uma classe já privilegiada!”

Rodrigo Oliveira

08 de maio, 2019 | 19:59

“Este ataque contra as instituições federais de ensino são o prelúdio de que muito mais coisa sombria está por vir.
Com relação ao período tenebroso iniciado em 1964 se 20 anos sem eleições diretas para Presidente e Governadores não for ditadura, o regime abominável do Maduro passa a ser também um democracia?
Com relação as torturas, o livro "Brasil: Nunca mais" responde esta questão com riqueza de detalhes, sendo que os próprios torturadores documentavam as suas práticas repugnantes.
É bom destacar que a esquerda também praticou crimes e seus autores também deveriam ser responsabilizados (crime político uma vírgula).”

Gildázio Garcia Vitor

08 de maio, 2019 | 16:48

“Respondendo a alguns questionamentos: realmente preciso voltar a estudar, obrigado pelo conselho, afinal, dois cursos superiores são muito pouco; quanto à idade, aposentei em 2015, portanto, não sou nenhum jovem: sobre a minha participação nos protestos contra a Ditadura ( ou na "intervenção militar"; ou no "regime militar", que não passam de eufemismos sujos para enganar os estudados), tive que sair do meu lugar, um buraco chamado Orizânia, com 15 anos, nos meados da década de 1970, para estudar em Campos dos Goytacazes (RJ), uma cidade maravilhosa fundada na segunda metade do séc. XVII, onde a cultura política de esquerda estava renascendo das cinzas, então foi só seguir a onda. O irmão do Henfil, o Betinho, é a metáfora da volta da Democracia e do Estado de Direito.”

Elisa

08 de maio, 2019 | 14:03

“Parabéns aos alunos por esta manifestação,lutem sim é um direito seus. E que sirva de lição para essa população medíocre, que tem aceitado calada todos esses absurdos cometidos contra os nossos direitos adquiridos. E para os desavisados de plantão, os alunos que ali estão, estão por mérito próprio,porque querem um futuro melhor é um direito deles e o governo nem a sociedade não estão fazendo favor algum a eles . No CEFET existem sim várias pesquisas ,estudos e projetos, é uma das melhores instituições de ensino técnico da região, merece respeito, valorizem o que muitos não tem. Esqueçam essa briga partidária e pensem no futuro. Não há futuro sem educação.”

Lucia

08 de maio, 2019 | 13:04

“Tenho orgulho desses jovens que batalham pelo direito a uma educação pública de qualidade. Há anos, a educação vem sofrendo com o descaso. E hoje todos os níveis da educação, da creches às universidades sofrem com o corte de recursos que supera 30%. Infelizmente, algumas. Péssoas estão interessadas em fazer debate político partidário para defenderem o corte. A causa de vocês é muito maior e a consciência dos. Seus direitos e do dever ético de lutar por uma educação de qualidade merece aplausos.”

Estudante do Cefet

08 de maio, 2019 | 08:19

“Como estudante do CEFET, eu digo que nós estamos lutando pelo direito de estudar!
Pode parecer que esse dinheiro da para gerir muito bem os gastos, mas não dá!! Só quem está lá dentro sabe muito bem como está a situação.
Haverá corte das bolsas de auxílio estudantil e quando isso acontecer muitas pessoas (assim como eu) terão de fazer as malas e voltar para sua cidade de origem e desistir de tudo simplesmente por não ter dinheiro.
Educação é para todos, não para os mais privilegiados!

#TIRAAMAODOMEUCEFET

Aliás, recomendo quem tá criticando dar uma passadinha no CEFET para ver nossos projetos de pesquisa, nossos prêmios... Isso você vai encontrar, não uma balbúrdia.”

Heitor

08 de maio, 2019 | 07:39

“Quanta ignorância do Brasileiro. Tem gente que nunca entrou numa faculdade federal e fica falando asneira. O aluno de faculdade federal estuda pra caramba, vcs precisam é defender a educação ao invés de defenderem um governo tosco como esse. Uma ideologia moralista hipócrita, querem um povo alienado pra fazerem o que quiser. Privatizar saúde, educação, aliás tudo é só arrecadar imposto. Precisamos nos unir trabalhadores e estudantes contra o sucateamento da educação e o fim da previdência. E isso garotoda mostra pra esses desiludidos como se derruba um presidente. A força está com vcs organizem uma grave geral e convoque os trabalhadores, estamos juntos.”

Bozolino

08 de maio, 2019 | 06:41

“Isso ae garotada cortei a verba e ta cortada nao tem esta de manifestacao,eu avizei vcs que eu era politico e nao entendia nada de educação, agora eu quero ver vcs a postarem fotos de arminha na mao !! Todo mundo se fudeu !!!”

Carlos José Oliveira

07 de maio, 2019 | 23:06

“Quantos anos tem vc Gildazio? Ditadura houve em Cubano Brasil houve um regime militar, anos que marcaram progresso do país, empresas, faculdades, escolas, universidades, hidrelétricas, estradas.... Quem não trabalhava conheceu o outro lado. Sobre a manifestação onde estavam esses alunos e vc durante o governo Lula e Dilma quando os cortes ocorreram em números alarmantes e sem a justificativa de hoje: desperdício e falta de relatórios e documentação demonstrando os gastos. Muda a bandeira para a bandeira do Brasil!”

Aham Key

07 de maio, 2019 | 22:41

“Existe balbúrdia, tem de acabar, blábláblá... Bando de segregadores e desinformados, incautos reacionários que não possuem capacidade argumentativa para, pelo menos, defenderem o plano de governo do bozo. Não o conhecem. Só votaram baseado na própria frustração.
Ah... É herança maldita...
É sim... Ter de agora pra frente juntar migalhas para a previdência privada, com a cesta básica e combustível mais caros e ainda ter de pagar faculdade particular porque os reaças têm planos de quebrarem as federais por causa da ideologia de um astrólogo que tá mais para cartomante...
Se contar, poucos acreditam!”

Luis Morais

07 de maio, 2019 | 22:17

“Eu como aluno do CEFET, mas que NÃO representa a opinião de mais ninguém além da minha, queria dizer que já vínhamos lidando com cortes no orçamento desde o ano passado o que dificultou bastante não o conforto mas o próprio funcionamento e a segurança da instituição, mas agora com esse corte, inaceitável, de gastos na área da educação a situação ficará ainda mais precária, não se trata de partidarismo, choro pelo fim da "mamata" ou qualquer um desses motivos estúpidos citados, se trata de lutar por um direito que está sendo cerseado e a pura execução de nossa liberdade de expressão. Continuaremos na luta.”

Brenda

07 de maio, 2019 | 22:01

“É justamente porque queremos estudar que estamos protestando, antes alguns intervalos sem aula, do que anos sem ensino. Estamos protestando para não nos tornamos pessoas como vocês, que não tiveram educação e foram doutrinados através da ignorância. Realmente temos muito, merecemos mais, mas neste momento, buscamos apenas não perder o que já é nosso por direito. E é engraçado porque são esses maconheiros aí que ajudam na descoberta de muitas coisas importantes para vocês.”

Jorge Antônio

07 de maio, 2019 | 21:51

“Isso ai galerinha, estão certos em reinvindicar o direito de vocês, educação e muito importante. Lembro da época em que eu protrestava conta a ditadura, essas coisas nao devem ser aceitas mesmo”

Pedro Paulo Seabra de Assis

07 de maio, 2019 | 20:43

“Parabéns aos alunos. Vcs são o futuro do nosso país e temos que lutar contra esse retrocesso !!!!”

Faca na Caveira

07 de maio, 2019 | 20:34

“Vai estudar primeiro Gildásio, não houve ditadura e sim intervenção militar, ainda bem que teve pq senão estaríamos em uma cuba hoje, e mais concordo com esse corte, há um farra nas universidades públicas, muitos maconheiros, baderneiros , o melhor pro Brasil está sendo feito , e os essa turma de corrupto piram , a mamata tá acabando.”

Sebastiao

07 de maio, 2019 | 19:46

“Corta a nota dos alunos que rapidinho volta pra sala de aula.
Isso é responsabilidade do governo é não dos alunos.
Se não querem estudar, quem perde mesmo é só eles.
No meu tempo, ia caminhando a pé pra estudar e todos nós éramos orgulhosos de ter conhecimento.
Hoje os alunos tem tudo de bom e do melhor e não querem nem saber de estudar, só querem mesmo passar sem conhecimento.”

Jose

07 de maio, 2019 | 19:36

“Governo tá mais que certo, muito gasto e muito desvio atoa.
Com essa dinheirama toda da pra gerir e muito bem as despesas do Cefet.
Se o Diretor não dá conta de gerenciar que abra mão do cargo. Nós sabemos muito bem que alguns professores / diretores estão envolvidos nessa paralisação, quando na verdade os alunos devia estar em sala de aula.”

Zoio de Zoiar

07 de maio, 2019 | 17:45

“A educação vem sofrendo com cortes no orçamento desde 2015, mas só agora resolveram prostetar.Espero que o presidente reveja esse corte e volte a investir em educação. Mas temos que ter um pouco de bom senso para não sermos levianos.”

Paulo Luiz Martins

07 de maio, 2019 | 17:42

“É Gildázio, esse é um "filme" que vimos em nossa juventude. Um filme triste diga-se de passagem. Esperamos que aquela "balburdia" de Brasília fique só nas catilinárias "olavistas" × caserna.”

Arthur

07 de maio, 2019 | 17:29

“Não tiro a necessidade da causa... mas quando saiu notícia do Lulapai ter deixado de investir 8 bilhões em 2009 e Dilmãe 5 bi em 2015 ninguém nem abriu o olho... basta uma simples pesquisada no google...”

Gildázio Garcia Vitor

07 de maio, 2019 | 17:02

“Parabéns garotada, quando fui jovem, há muito tempo, protestava contra a Ditadura Civil-Militar, a que segundo o presidente não existiu, e pela volta do irmão do Henfil.”

Envie seu Comentário