06 de maio, de 2019 | 09:42

O Gordo e o Magro”

Dupla cômica formada por um inglês e um norte-americano divertiu gerações

Muita gente já se divertiu e deu gargalhadas com as trapalhadas da dupla “O Gordo e o Magro”! Laurel e Hardy atuaram desde o Cinema Mudo até meados da Era de Ouro de Hollywood.

GB Imagem
Laurel e Hardy: dupla de comediantes foi uma mais populares do cinema em todos os temposLaurel e Hardy: dupla de comediantes foi uma mais populares do cinema em todos os tempos
Composta por um magro, o inglês Stan Laurel (1890–1965), e um gordo, o americano Oliver Hardy (1892–1957), a dupla ficou conhecida durante as décadas de 1920 e 1930 pelo trabalho em filmes de comédia e apresentações teatrais na América e na Europa.

Eles trabalharam juntos pela primeira vez no filme mudo “The Lucky Dog” (1921). Após um período aparecendo separados em vários curtas-metragens no estúdio de Hal Roach, na década de 1920, eles começaram a atuar juntos em 1926. Laurel e Hardy formaram uma dupla oficial no ano seguinte, e logo se tornaram as estrelas mais lucrativas de Hal Roach.

Entre seus filmes mais populares estão os longas “Filhos do Deserto” (1933), “Dois Caipiras Ladinos” (1937) e “A Ceia dos Veteranos” (1938); e os curtas “Negócio de Arromba” (1929), “Liberdade e Seus Perigos” (1929) e “Caixa de Música” (1932), que ganhou o Oscar de Melhor Curta-Metragem na categoria Comédia.

A dupla deixou o estúdio de Roach em 1940, e apareceu em oito comédias "B" da 20th Century Fox e Metro-Goldwyn-Mayer de 1941 até 1944.

Decepcionados com os filmes em que tinham pouco controle criativo, de 1945 a 1950 a dupla não apareceu em nenhuma produção cinematográfica e se concentrou em apresentações teatrais, embarcando em uma turnê pela Inglaterra, Irlanda e Escócia. O último filme de “O Gordo e o Magro” foi “Atoll K” (1951), e depois se aposentaram das telonas.

Divulgação
Em Stan & Ollie, de 2018, Steve Coogan interpreta Laurel e John C. Reilly dá vida a HardyEm Stan & Ollie, de 2018, Steve Coogan interpreta Laurel e John C. Reilly dá vida a Hardy
Oliver Hardy morreu em 7 de agosto de 1957, aos 65 anos; e Laurel não foi ao funeral, pois estava trabalhando em "Babe Would Understand". Laurel decidiu, a partir de então, não mais trabalhar sem o seu amigo de tanto tempo, e passou a escrever para comédias. Dizem Laurel ficou totalmente arrasado após a morte de Hardy, sem nunca ter se recuperado.

Stan viveu os últimos anos em um apartamento no Oceana Hotel, em Santa Monica. Jerry Lewis era um dos comediantes que o visitavam, aproveitando suas sugestões para a produção de “The Bellboy” (1960).

Faleceu em 23 de fevereiro de 1965, vítima de um ataque cardíaco, aos 74 anos. Seu corpo está enterrado no Forest Lawn- Hollywood Hills Cemetery, em Los Angeles.

Em 2018, o diretor Jon S. Baird lançou o filme Stan & Ollie, que conta a história real da dupla de comediantes, com Steve Coogan como Laurel e John C. Reilly como Hardy. O filme vai além da comédia pura e simples, e se consagra como uma bela e surpreendente história de amizade e lealdade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário