05 de maio, de 2019 | 10:00

Cliente do Uber tem cartão de crédito clonado

Banco estorna valor, mas cartão teve que ser cancelado e Uber apura o caso

Ipatinguense não usava Uber desde oito de janeiro e teve debitadas em seu cartão quatro despesas não contratadas dia primeiro de maio Ipatinguense não usava Uber desde oito de janeiro e teve debitadas em seu cartão quatro despesas não contratadas dia primeiro de maio
Um usuário do serviço de transporte acionado por aplicativo, Uber, em Ipatinga, procurou o Diário do Aço para denunciar que teve o seu cartão de crédito clonado e debitadas quatro corridas que ele não contratou. Das quatro, duas foram canceladas e duas chegaram a ser debitadas na fatura. O banco que opera o cartão foi acionado e optou por cancelar o cartão do usuário. Quanto aos valores cobrados, o banco prometeu estorná-los em até três dias, mas um novo cartão terá que ser emitido.

O leitor conta que no dia primeiro de maio, feriado do Dia do Trabalhador, foi para a área rural e não levou o telefone celular. Somente no dia seguinte descobriu, por meio do aplicativo do cartão, que as corridas não contratadas por ele tinham sido debitadas em sua fatura.

“Descobri quando acordei, às 6h. O aplicativo do cartão emite uma mensagem toda vez que uma compra é feita. Eu cheguei da área rural e não me preocupei com celular. Entretanto, pela manhã fui conferir se tinha alguma mensagem. Quando liguei a tela vi as operações indevidas e acionei na hora o banco Santander, que opera o cartão. Depois de alguns minutos o atendente informou que o cartão tinha que ser cancelado e um novo será enviado. O Uber fez a primeira cobrança às 11h38. Depois fez outra tentativa às 22h51, uma terceira tentativa às 23h e a quarta às 23h44. A primeira e a última foram debitadas e o banco prometeu estornar o valor”, detalha.

O usuário do serviço, que pediu para não ser identificado, conta que há algum tempo não usa o aplicativo Uber, mas realmente tinha cadastrado o seu cartão para o pagamento das corridas. “No histórico do aplicativo no meu telefone consta que a minha última utilização do serviço Uber foi em oito de janeiro desse ano. Depois não usei mais. Mas o fato é que houve vazamento de dados do cartão. Eu ainda consegui descobrir em um período e o banco promete que vai estornar os valores, que somam apenas R$ 21,18. As outras duas tentativas canceladas somavam R$ 34,31. As pessoas que cadastraram cartões nesses aplicativos devem ficar atentas, porque podem ter prejuízos maiores”, relata.

Apuração

A reportagem do Diário do Aço entrou em contato com a empresa que presta assessoria de comunicação para a Uber no Brasil. O caso foi explicado à assessora, que solicitou dados do cliente e anunciou que o caso ainda será apurado.
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Comentários

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Elisangela da Silva Assuncao

21 de dezembro, 2021 | 18:23

“Me chamo Elisângela da Silva Assunção, resido na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Sou cliente do cartão de crédito ?Meu Pag?, que hoje é o ?Will Bank?. Uso esse cartão há alguns anos e tenho o costume de deixa-lo bloqueado sempre. Hoje (21/12), por volta das 08:35 da manhã, fiz o desbloqueio do cartão para chamar o transporte de aplicativo (uber), a minha viagem teve o valor de RS 7,62. Cheguei no trabalho e por volta das 14h desse mesmo dia, quando estava em horário de almoço, recebi uma notificação no APP do meu cartão dizendo que duas compras haviam sido realizadas. Uma no valor de R$ 31,00 reais, com a descrição ?Ppro São Paulo Bra? e outra no valor de R$ 300,00 reais, com a descrição ?Dl*googleads5894 São Paulo Bra? e eu não faço a mínima ideia do que se tratam essas compras. Não sei o que foi comprado e também não sei que lugares são esses. Fiquei das 14:00 até às 17:40 tentando um atendimento com a central de relacionamento do cartão de crédito e ninguém conseguiu me confortar, a cada mensagem que eu mandava era mais de 40 minutos para ter um retorno e quando eu era respondida já estava falando com outro representante pois tinha sido transferida sem ao menos ser informada dessa transferência. Preciso que o meu problema seja resolvido. Preciso que essas compras passem por uma análise de fraude pois eu tenho a plena consciência de que não as realizei! Estou disposta a fornecer as informações que forem necessárias, bem como recorrer a todos os órgãos possíveis porque isso não é justo! É UM TRANSTORNO MUITO GRANDE.”

Angela Maria da Silva Ferreira

07 de maio, 2019 | 08:20

“Bom dia o meu foi clonado no mercado livre. Fiz uma compra e depois de 5 dias chegou uma mensagem que fiz uma corrida no URB PayPal de 97 reais . Realmente meu cartão está cadastrado lá mas eu nem uso urb”

Eduardo Oliveira

06 de maio, 2019 | 09:56

“gente, está cheio de casos como esse, relatados em inúmeras reclamações na internet, será possível que as pessoas não estão lendo? procurem se informar antes de sair cadastrando cartão de crédito em qualquer lugar. é muita gente levando prejuízo.”

Cleuzeni Torres

05 de maio, 2019 | 18:42

“Aconteceu a mesma coisa com meu cunhado. Bobo é quem cadastra cartão de crédito em aplicativo de viagem. E qualquer outro, diga-se. Segurança no mundo virtual não existe. Vazamento de dados de mídias sociais e aplicativos é mato. Usam e manipulam dados como querem. Você ainda está no Facebook, Instagram e outras ? Cuidado, você já foi rastreado. Eles sabem seus hábitos, seus pensamentos, suas tendências, e muito mais do que imagina. Acordem para a realidade.”

Lorraine

05 de maio, 2019 | 10:48

“Aconteceu a mesma coisa comigo. Foram 10 corridas, no mesmo valor e com diferença de até um minuto de uma para outra. Foi muito burocrático para eu resolver, tive que cancelar meu cartão e fazer um boletim de ocorrência.”

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