03 de maio, de 2019 | 13:31

"A História dos Três Porquinhos"

Casa Laboratório estreia um novo espetáculo para crianças e adultos

O Espaço Cultural Casa Laboratório leva aos palcos do Vale do Aço mais um clássico da literatura infantil. No domingo (5), às 17h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, o grupo vai estrear Os Três Porquinhos, tendo como principal público-alvo as crianças.

Pedrito, Palito e Palhaço têm que fazer escolhas
Divulgação/ACS ECCLDivulgação/ACS ECCL
A montagem é assinada pelo diretor João Carlos Cardoso, uma releitura do conto original "A História dos Três Porquinhos", do australiano Joseph Jacobs, publicado por volta de 1890 após o autor fazer pesquisas sobre o folclore inglês.

Nessa nova versão, João juntou-se ao cenógrafo Joab Sangi e ao iluminador Otaviano Mendes para criar um espaço cenográfico lúdico e mágico, de forma a evidenciar o mundo animal contaminado pelos hábitos humanos. O elenco conta com Diego Martins, Wallace Maciel, Jéssica Ribeiro e Luiz Gomes.

A maquiagem é de Rômulo Amaral, produção de Rodolfo Bello e Beto de Faria, direção artística de Wadson Lourenço, assistência de produção de Mel de Faria, com Alexia Dias e Bruna Bueno na equipe técnica.

A produção de espetáculos para a infância e juventude é uma prática do grupo Casa Laboratório desde a sua fundação, em 2007, chegando a quase 20 espetáculos para essa plateia. “Acreditamos na força do teatro como ferramenta de construção e transformação social.

Divulgação/ACS ECCL
Ao montar os espetáculos, eu confronto a responsabilidade de atrelar uma medida caprichada de conhecimento ao entretenimento. É preciso sabedoria para saber negociar adequadamente com esse publico.

Não dá pra ser apenas diversão, mas também não podemos transformar o palco do espetáculo em uma sala de aula. É preciso dosar os interesses,” diz João Carlos Cardoso.

Esse é o segundo clássico literário a ser adaptado pelo Casa Laboratório, mas a relação criativa com as fabulas clássicas e os contos populares europeus são recorrentes nas obras do diretor.

Os três irmãos porquinhos, Pedrito, Palito e Palhaço recebem uma herança de sua mãe, e agora devem mudar para construir sua própria casa. Cada um escolhe o modelo da casa. Ao procurarem o terreno para a obra, descobrem que por ali passeia um lobo faminto e feroz, mas isso não intimada os irmãos.

Agora, responsáveis pelo seu próprio lar, eles começam a sentir o peso da vida adulta. E eis que, em um belo dia, surge enfim o tal lobo mau, faminto e planejando derrubar as casinhas para capturar os porquinhos. Será que eles vão conseguir superar esse grande desafio?

SERVIÇO:
Os Três Porquinhos
Espaço Cultural Casa Laboratório
Teatro do Centro Cultural Usiminas
Domingo (5) – 17h
Ingressos antecipados a R$15 até duas horas antes do espetáculo, na bilheteria do teatro ou no site www.eventim.com.br. Mais informações: (31) 98662-3522.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário