Expo Usipa 2024 02 - 728x90

02 de maio, de 2019 | 05:42

Piloto de paraglider é resgatado por Bombeiros na pedra Itaúna, em Caratinga

Resgate em precipício só terminou na madrugada de hoje e contou até com trabalho de Djs, com canhões de luz para auxiliar Bombeiros Militares

Super Canal/Caratinga
Resgate começou na tarde de quarta-feira e terminou na madrugada de hoje Resgate começou na tarde de quarta-feira e terminou na madrugada de hoje
Atualizado às 16h22
Durou oito horas o trabalho de equipes do Corpo de Bombeiros Militar, para resgatar o piloto de paraglider, Igor Rocinski, de 17 anos, que ficou pendurado em um precipício na encosta da pedra Itaúna, em Caratinga, entre a tarde e noite de quarta-feira (1).

Na tarde do feriado do Dia do Trabalhador, com o céu claro e tempo firme, o piloto fez uma decolagem do alto da pedra, uma elevação de 1.135 metros de altitude em relação ao nível do mar, mas não ganhou altitude e agarrou na pedra. Tentou acionar o paraquedas reserva, mas também não deu certo. As cordas e a vela do paraglider e do paraquedas ficaram agarrados em galhos de árvores e salvou o piloto de uma queda no despenhadeiro.

O instrutor de voo livre, Frederico Rocinski, primo da vítima, atribuiu o caso a uma falha humana. "Ele estava lifitando (manobra para ganhar altura) e passava perto da pedra, não se ateve à distância do equipamento, e uma linha agarrou na vegetação e o paraglider virou de frente e pendurou na árvore. O tempo estava favorável e não havia turbulência. Foi imperícia do piloto, que era formado havia dois anos e estava com o seu segundo equipamento", detalhou.

Os bombeiros militares de Caratinga tiveram que montar a estrutura de salvamento em altura e iniciaram a descida para o salvamento em altura. Sem equipamentos na cidade, os Bombeiros tiveram que pedir ajuda às equipes em Manhuaçu, distante 80 quilômetros, sendo esse, portanto um dos fatores do tempo de oito horas no resgate da vítima.
Divulgação
Igor Rocinski ficou pendurado em um precipício na encosta da pedra Itaúna, em CaratingaIgor Rocinski ficou pendurado em um precipício na encosta da pedra Itaúna, em Caratinga


Apreensão

O resgate ‘parou a cidade’ onde moradores concentraram os olhares para a pedra que é o ponto culminante no município. Moradores de Caratinga relataram em suas páginas pessoais, momentos de angústia com o resgate em local de difícil acesso.

Com o cair da noite aumentou a apreensão. A escuridão dificultava o trabalho dos Bombeiros e ajuda chegou com a ideia de três moradores da cidade, que trabalham com festas e eventos. Os três Djs, Francis Moreira, Marcone Marcone Sales e Maycon Neves usaram seus canhões de luz, se posicionaram em locais bem em frente à pedra e projetaram os feixes de luz na área de atuação dos Bombeiros. Sem a iluminação o resgate poderia ser inviável por causa da escuridão.

Conforme mensagem divulgada pelo Corpo de Bombeiros, às 21h30 a equipe dos Bombeiros chegou ao jovem piloto e informou que Igor Rocinski foi abordado pelos bombeiros, consciente e recebeu os primeiros socorros antes de ser içado ao cume da pedra de Itaúna. Ele estava pendurado a uma altura de 240 metros do solo.

O trabalho foi concluído nos primeiros minutos da madrugada dessa quinta-feira, com a informação que todos estavam no topo da pedra. Igor Rocinski foi resgatado apenas com dores no corpo por ter sido içado por cordas por cerca de cem metros





MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário