01 de maio, de 2019 | 20:00

América demite Givanildo Oliveira após 2ª derrota na Série B

Coelho ainda não anunciou o profissional que irá substituir Givanildo

Estevão Germano / América
Treinador não resistiu às duas derrotas na segundonaTreinador não resistiu às duas derrotas na segundona

Chegou ao fim a quinta passagem de Givanildo Oliveira pelo América. Depois de perder as duas primeiras partidas da Série B, para Operário-PR e Botafogo-SP, ambas por 1 a 0, o treinador foi desligado do clube na manhã desta segunda-feira. Em nota, o Coelho agradeceu “por todo o profissionalismo e os serviços prestados” e desejou ao comandante “sucesso em sua trajetória”.

A saída causou certa surpresa, já que Givanildo chegou a ressaltar a espera por reforços. “Primeiramente, a recuperação desses que estão contundidos. E depois, a gente tem esperança que chegue de dois a três jogadores para completar o grupo e deixar o time mais forte. Essa é a esperança”, disse, em entrevista coletiva nessa terça, após revés para o Botafogo-SP, no Independência.

O treinador aguardava a chegada de novos atletas principalmente pelas lesões de Matheusinho, Neto Berola e Marcelo Toscano. A cúpula americana, porém, resolveu mudar os planos. O nome do novo comandante será anunciado nos próximos dias, até para que ele tenha tempo de conhecer o grupo, indicar possíveis contratações e preparar a equipe visando ao duelo contra o Criciúma, dia 11 de maio (sábado), às 11h, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.

A quinta passagem de Givanildo Oliveira pelo América começou em 11 de novembro de 2018, quando ele substituiu Adilson Batista na reta final do Campeonato Brasileiro. O pernambucano recebeu a missão de tentar tirar a equipe do rebaixamento, mas não obteve êxito. Nas cinco rodadas finais, venceu duas e perdeu três. O Coelho ficou em 18º lugar, com 40 pontos, a três do Vasco, 16º colocado.

Satisfeita com a melhora apresentada pelo time nas últimas rodadas da Série A, o América renovou com Givanildo para 2019. No Campeonato Mineiro, o time alcançou as semifinais e foi eliminado pelo Cruzeiro. Na Copa do Brasil, saiu na segunda fase com derrota para o Juventude, por 2 a 1, no Rio Grande do Sul. Na Série B, perdeu as duas primeiras partidas, repetindo o início ruim de 2013. Este ano, o treinador contabilizou sete vitórias, cinco empates e seis derrotas em 18 jogos

No geral, Givanildo Oliveira se estabeleceu como segundo técnico que mais comandou o América, com 258 jogos. Foram 123 vitórias, 68 empates e 67 derrotas. Sob o comando do pernambucano, o alviverde conquistou os títulos da Série B de 1997, da Série C de 2009 e do Campeonato Mineiro de 2016, além de subir da Série B para a A, em 2015. (Suporesportes)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário