30 de abril, de 2019 | 10:25

Como os millenials mudaram as tradições de casamento

Pessoas nascidas a partir de 1981 mudam costumes, dos espaços de trabalho à política até relacionamentos e casamento

Unsplash.com
Os millennials representam cerca de 80% dos casais que estão se casando atualmente Os millennials representam cerca de 80% dos casais que estão se casando atualmente

Os millennials, pessoas nascidas a partir de 1981, estão mudando muitos aspectos da sociedade: dos espaços de trabalho à política e, claro, aos relacionamentos e ao casamento. Os millennials representam cerca de 80% dos casais que estão se casando atualmente e vêm revolucionando as tradições desse momento importante. As festas de hoje em dia utilizam mais a tecnologia, são mais flexíveis no dress code e mais personalizadas do que nunca.

Eles começam a planejar a festa mais cedo

Os casais millennials não querem esperar para começar a planejar o grande dia e já iniciam os preparativos com quase dois anos de antecedência. Em alguns casos, há pessoas que começam a criar quadros de inspiração em plataformas como o Pinterest, a procurar vestidos de noiva e a pesquisar locais para a cerimônia antes mesmo do pedido de casamento.

No site feminino universodelas.com.br, por exemplo, existe um volume alto de pesquisas por vestidos e produtos de casamento feitas por mulheres ainda solteiras: “De acordo com nossa base de dados, percebemos que muitas mulheres já criam o casamento dos seus sonhos na cabeça antes mesmo de terem um parceiro. Elas querem garantir que estarão preparadas quando for a hora certa”, conta Lucas Coppi, coordenador do site.

O planejamento é tecnológico

Toda a organização do casamento millennial se dá online, mutias vezes através de um smartphone. Quase toda a parte de planejamento é feita por meio da internet, com a ajuda de sites e apps que tornam a tarefa de organizar um casamento menos complicada.

Outra parte importante do processo também é feita com a ajuda da tecnologia: em muitos casos, os convidados são informados através do site do casamento ou de uma lista de emails. Há inclusive casais que optem por enviar os convites por email e assim economizar. As redes sociais também transformaram a experiência do casamento dos millennials, com fotos subidas em todas as plataformas com hashtags específicas para a ocasião.

Eles se casam mais tarde

A média de idade de millennials que se casam ultrapassa os 33 anos. Se antes as pessoas se casavam para construir uma vida juntos, agora os millennials esperam até o fim do seus estudos, priorizam o sucesso profissional ou até mesmo viajar pelo mundo antes de se casarem.

Casamentos são megaeventos de um dia inteiro, ou mais

Os casais de hoje estão estendendo as festividades para um dia antes ou depois do grande dia, especialmente se a festa acontece fora da cidade dos noivos. É muito comum que o casamento aconteça no sábado, mas que já na sexta-feira haja alguma atividade com os convidados (um jantar ou um bar) e que no domingo todos se reúnam novamente para um churrasco ou uma tarde na piscina.

Os protocolos já não são inflexíveis

Nos casamentos millennials não há um script a ser seguido. A noiva pode entrar na igreja com a mãe, a dama de honra pode ser o avô e os padrinhos podem ser os pais. As festas também são menos formais e mais descontraídas que no passado. As cerimônias são mais curtas e improvisadas, com espaço para discursos e até danças. A música também não tem porque ser a mesma de sempre e cada casal escolhe a canção que tem mais significado tem para eles.

Os casamentos modernos são, em muitos aspectos, completamente diferente das festas do passado, mas uma coisa não muda: a ansiedade e preocupação no planejamento e o brilho nos olhos durante o grande momento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário